Pela segunda rodada da fase de grupos da Copa da Amizade Brasil-Japão sub-15, o Vasco empatou com o Santos pelo placar de 1 a 1, em duelo realizado nesta sexta-feira (21/08). No CFZ, no Recreio dos Bandeirantes a equipe campeã da Taça Guanabara foi superior ao adversário durante todo o jogo, mas não conseguiu sair com a vitória.
Os dois clubes venceram na estreia, e somam quatro pontos no torneio. O Gigante é o líder do Grupo B devido o critério de saldo, com três gols positivos, contra dois santistas. Boavista e J.League (JAP) completam a chave. O próximo confronto do cruzmaltino será no mesmo local, contra o Boavista, no próximo sábado (22), às 10h45.
O JOGO
O Vasco entrou em campo com uma postura ofensiva e conseguia trocar passes no campo do adversário. Com o domínio vascaíno, os paulistas recuavam e tentavam sair no contra-ataque. A primeira boa chance veio dos pés de Paulinho, ao sete minutos, em chute forte da entrada da área. Três minutos depois, o zagueiro e capitão Miranda veio como elemento surpresa de trás, trocou passes com Paulinho, entrou na área, mas bateu por cima do gol.
O time de São Januário continuava tendo as melhores jogadas ofensivas, e aos 13, Paulinho chutou outra vez, e a bola bateu na defesa adversária. No contra-ataque, os santistas conseguiram abrir o placar com um bom chute: SANTOS 1 x 0. Os Meninos da Colina não se abalaram, muito pelo contrário, seguiram pressionando. Aos 20, Paulinho chutou e o arqueiro impediu o gol. Cinco minutos depois foi a vez de Victor César finalizar de longe e assustar.
A pressão imposta na primeira etapa se manteve na segunda. Logo aos sete minutos, Victor César ficou cara a cara com o goleiro, que conseguiu abafar a jogada. Aos 10 minutos, Paulinho conseguiu fazer boa jogada, e chutou forte. O santista fez outra defesa, e no rebote, Laranjeira cabeceou sem força, facilitando a vida do camisa 1. O Santos atacou aos 16, em rara chegada ao ataque.
Um lance polêmico ocorreu aos 18 minutos, quando Matheus Saturnino recebeu passe em profundidade na área, driblou o goleiro e foi derrubado. O árbitro mandou o jogo seguir. De tanto insistir, Paulinho conseguiu deixar sua marca aos 21 minutos, em bonito chute cruzado, tirando do alcance do jogador santista. VASCO 1 x 1. O alvinegro praiano chegou à defesa cruzmaltina aos 26, em bola alçada na área, que passou por toda a zaga.
Depois dessa investida, o Vasco tomou conta de todas as ações ofensivas do jogo. Autor do gol cruzmaltino, Paulinho teve uma manhã inspirada. Aos 29, ele deixou Matheus Saturnino cara a cara com o goleiro. Na dividida, o santista levou a melhor e tirou a bola da área. A última tentativa vascaína foi aos 37, em belo chute de Rafael Cortez em que o arqueiro espalmou para fora.
Escalação do Vasco: Lucão, Sergipe (Lucas Saturnino), Miranda, Mateus Luís e Rafinha (Rafael Cortez); Caio Lopes, Lucas Henrique (Lucas Vitor), João Laranjeira (Thiago), João Pedro e Paulinho; Victor César (Matheus Saturnino). Treinador: Mário Jorge.