Atual campeão estadual na categoria infantil, o Vasco reinicia neste domingo (16/11) a luta pelo bicampeonato do Campeonato Carioca da categoria. Após uma semana de folga, provocada pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Gigante da Colina enfrentará no Estádio da Gávea, em horário que ainda será definido, o Flamengo pela semifinal da Taça Rio. A partida será a primeira das quatro que o cruz-maltino precisará vencer para levantar o caneco do torneio pela décima quarta vez.
Time de melhor campanha na Taça Guanabara, o clube de São Januário oscilou bastante no segundo turno. A classificação para a fase decisiva só foi conquistada na última rodada, graças a uma vitória nos pênaltis sobre o Volta Redonda. Apesar da dificuldade encontrada, o treinador Fernando China acredita na força do elenco sub-15. De acordo com ele, o Vasco demonstrou evolução nos últimos jogos e possui capacidade suficiente para derrotar o rubro-negro, equipe de melhor rendimento da Taça Rio até aqui.
- Conseguimos o primeiro objetivo, que era classificar. Agora disputaremos um outro campeonato, pois os quatro grandes estão na semifinal. Favoritismo não existe. Por mais que o Flamengo tenha feito uma grande campanha, nós da comissão técnica temos confiança no grupo. Nosso time vem numa crescente em termos de atuação. Resgatamos a confiança do grupo, perdida após a derrota na final da Taça Guanabara. Vamos para esse jogo confiantes - disse o profissional.
Da última vez que duelou com o clube da Gávea, o time vascaíno apresentou um bom futebol, mas pecou nas finalizações e viu o duelo terminar empatado em 1 a 1. Foi em cima dos erros cometidos neste encontro que a comissão técnica do Gigante trabalhou nos últimos dias. No próximo fim de semana, o Vasco espera repetir a atuação que teve contra o rival no primeiro turno. Na oportunidade, a garotada do infantil derrotou o rubro-negro pelo placar de 3 a 0.
- No último duelo, tivemos um volume maior de jogo. Criamos várias oportunidades de gols, mas a partida acabou terminando empatada. O favoritismo não existe em clássico. Num clássico tudo muda, tudo é diferente. A motivação é outra. Precisaremos de muita concentração para o resultado ser favorável. É nesse aspecto que estamos trabalhando durante essa semana. Jogos desse tipo são decididos em detalhes. Espero que esse detalhe decisivo seja a nosso favor dessa vez - declarou o treinador.
Para o duelo contra o Flamengo, o comandante Fernando China terá à sua disposição todos os jogadores que foram utilizados no time titular nas últimas partidas. Artilheiros do Vasco no Campeonato Carioca, Linnick e Robinho comandarão a "Geração 99" no jogo mais importante da temporada.