Se o campeonato da Série B fosse uma prova de 100m livre, o Vasco poderia muito bem ser aquele nadador que teve um bom salto, perdeu um pouco o ritmo, mas que, a apenas quatro rodadas, ou braçadas, do fim do primeiro turno, está bem perto de virar rumo aos 50m finais na liderança. Somente na última rodada, três competidores ficaram para trás Guarani, Portuguesa e Figueirense. É bom o Atlético Goianiense abrir o olho.
A inspiração para a arrancada vascaína na Segundona foram cinco vitórias nos últimos seis jogos pode muito bem vir de quem mostrou ser o melhor do mundo quando o assunto é velocidade nas piscinas. Na mesma semana em que o Gigante da Colina se aproximou ainda mais do objetivo de assumir a liderança da Série B, Cesar Cielo conquistou dois ouros para o Brasil no Mundial de Natação de Roma (ITA), nos 50m e 100m livre, além de ter batido o recorde mundial da segunda prova, com 46s91.
Ele tem sido um referencial para nós, brasileiros. Tem sido um exemplo na natação e também para outros esportes.É uma referência para todos. Serve muito para o Vasco, para que possamos dar essa arrancada rumo ao primeiro lugar. Com certeza, estamos acompanhando a trajetória dele disse o volante Souza.
Autor do segundo gol na vitória sobre o Juventude, Souza vive a ascensão meteórica de Cesar Cielo dentro de São Januário. Depois de quase um ano fora dos gramados por conta de uma fratura no pé esquerdo, o volante deixou três concorrentes para trás Mateus, Enrico e Léo Lima e abocanhou uma vaga no meio-de-campo de Dorival Júnior.
Com algumas braçadas de vantagem em relação aos companheiros, a sequência de jogos só tem aumentado a confiança do jogador de apenas 20 anos.
Meu futebol tem crescido, consegui fazer três bons jogos depois de muito tempo parado.
Uma hora eu ia cair fisicamente, mas tivemos uma semana boa de trabalho, estava bem descansado. Na parte física, estive bem e pude ter uma boa atuação disse.
No restante do primeiro turno, o Vasco pegará três rivais situados no lado de baixo da tabela Campinense, América-RN e Ipatinga.Apromessa é de piscina sem grandes marolas para a virada. No fim, vale quem bater na borda antes.
3 Competidores Ficaram para trás com apenas uma braçada do Vasco na Série B. O time começou a rodada passada em quinto lugar e terminou na viceliderança, à frente de Guarani, Portuguesa e Figueirense. Faltam três pontos para o líder Atlético-GO.
4 Rodadas O Vasco tem pela frente no turno para tentar tirar a vantagem do Atlético Goianiense. O time pega o Campinense em casa e depois viaja até Natal para encarar o América. No Canindé, o time pega a Portuguesa e, em São Januário, recebe o Ipatinga.
Vasco foi líder nas piscinas
Se Cesar Cielo, principal nome da natação brasileira, tivesse chegado ao auge da carreira dez anos atrás, a chance dele vestir uma touca com a cruz-de-malta nas provas em que foi campeão mundial seria grande. No fim dos anos 90 e início dos anos 2000, o Vasco foi o principal patrocinador da natação brasileira. O esporte foi um dos carros-chefe do projeto olímpico que culminou nos Jogos de Sydney, em 2000, quando o clube levou 84 atletas para a competição, um recorde mundial na época.
Nomes como Gustavo Borges e Luiz Lima, no masculino, e Fabíola Molina, no feminino, defenderam o Cruzmaltino em competições nacionais e internacionais. Em 2000, o Vasco foi campeão do Troféu José Finkel, a frente do arquirrival Flamengo. No mesmo ano, o clube brilhou na Copa do Mundo de Natação realizada no Parque Aquático Júlio de Lamare. Se fosse colocado no mesmo ranking dos países que participaram da etapa nacional, o Vasco teria terminado em segundo lugar, à frente de países como Austrália, Alemanha, China e Estados Unidos.
Atualmente, o Vasco mantém equipes de natação apenas na base.
Já a categoria paraolímpica segue com atletas adultos.
\"Cielo saiu de baixo, assim como nós\"
\"O Cesar Cielo se tornou um grande campeão das piscinas, está fazendo muito pela natação brasileira. Acompanhamos pela televisão as suas vitórias no Mundial. Ele está de parabéns por isso.
Com certeza, ele pode nos servir de inspiração nesta campanha na Série B. Ele foi um cara que começou de baixo e o Vasco também está vindo de baixo, montando uma equipe totalmente nova, que ainda está buscando o seu espaço assim como o Cielo conseguiu fazer.
Esperamos terminar o primeiro turno como líderes e seguir na ponta para ser campeão, é o que estamos tentando fazer.
Estamos numa sequência boa na competição, encostamos no líder. Quem sabe o Atlético não tem um deslize? Se o Vasco fizer a sua parte, pode ocupar a primeira colocação.\"
Amaral, volante do Vasco