O Vasco tem confronto direto com o Ituano na luta pelo acesso a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo (6). Contudo, a equipe paulista deve ter um desfalque importante, o atacante Vinicius Paiva. Isso porque ele está emprestado pelo Cruz-Maltino ao adversário da vez. Se quiser contar com o jogador, o Galo de Itu precisará pagar uma multa de R$ 1 milhão, o que não deve ocorrer.
De acordo com apuração do portal Jogada10 em conjunto com o setorista do Ituano Renato Alves pela Rádio Cidade FM de Itu, a tendência é que o clube paulista não desembolse esse valor.
Técnico Jorginho não poderá contar com Edimar, suspenso. Andrey Santos e Yuri Lara intensificam trabalhos de recuperação
Volante chega a feitos individuais no Vasco e supera outros jogadores revelados pelo Cruz-Maltino e que também disputaram a Série B
O Galo de Itu já passou por uma situação parecida esse ano. Quando enfrentou o Palmeiras, no Campeonato Paulista, precisaria pagar um valor semelhante próximo desses R$1 milhão para poder escalar o centroavante Rafael Elias, que pertencia ao Alviverde.
O Ituano até tentou entrar em acordo com o Verdão na oportunidade para poder escalar o jogador sem o pagamento da multa. Entretanto, as equipes iriam se enfrentar pelas quartas de final do estadual e o Palmeiras não aceitou. Além disso, o valor da multa é praticamente a folha salarial do Galo de Itu.
Pasagem pelo Vasco
Destaque na edição de 2020 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atacante foi integrado ao elenco profissional pelo técnico Abel Braga. Estreou com derrota para o Botafogo, pela Taça Guanabara. Naquele ano, ele foi aproveitado em 35 jogos, com um gol e uma assistência. Em 2022, disputou mais uma edição da Copinha, e voltou a ter bom desempenho: foram quatro gols em seis jogos.
Nessa temporada, não teve muito espaço. Afinal, atuou em apenas em quatro partidas, somando 58 minutos em campo. Em todas elas, saiu do banco de reservas. Por conta disso, foi emprestado ao Ituano para conseguir jogar mais.
Aliás, Vinicius tem se destacado no Galo de Itu. Ele soma dez partidas com a camisa da equipe do interior de São Paulo. Inclusive, o único marcado por ele aos 41 minutos do segundo tempo no jogo com o Sampaio Côrrea impediu o Vasco de praticamente assegurar seu acesso.
Nesse sentido, no último compromisso, Vinicius deu assistência para o primeiro gol da vitória do Ituano sobre o Londrina por 2 a 0, no estádio do Café. O atacante já anotou três passes para gol em sua passagem pelo Galo de Itu.
Vasco e Ituano medem forças no próximo domingo (6), no Novelli Júnior. O duelo vai valer pela 38ª rodada da Série B e a bola rola às 18h 30 (Brasília).