Na temporada de 2011, Joel Santana tentará levar o Botafogo ao bicampeonato carioca e a outras conquistas em nível nacional e internacional. No entanto, antes mesmo de a bola rolar, existe a certeza de que esta será uma temporada especial. Ele comemora 30 anos da carreira de treinador, iniciada em 1981, no comando dos juniores do Vasco.
- São 30 anos desde os juniores, e isso significa mais responsabilidade. A partir do momento que a carreira vai se prolongando e os resultados aparecem, as cobranças aumentam, mas o desejo e a necessidade de ganhar ficam maiores - ressaltou.
Uma das responsabilidades de Joel Santana será renovar a coroa de Rei do Rio, como o próprio treinador costuma se chamar pelos sete títulos cariocas conquistados (ou oito nas suas contas, já que comandou o Vasco durante a maior parte do Estadual de 1987). No entanto, ele destaca que, antes mesmo de qualquer resultado na atual temporada, está satisfeito com sua trajetória e, principalmente, com seu momento.
- É difícil um profissional se manter em empresas top de linha como a que estou agora. Algumas coisas eu fiz, mas em muitas fui ajudado. Para mim, profissionalmente, o ano passado foi maravilhoso. O clube me recebeu de braços abertos e houve a conclusão de que seria melhor eu continuar. Vamos ver se consigo me manter até 2012, apesar de saber que no futebol brasileiro isso é difícil. Mas vamos tentar.