Novos talentos do esporte descobertos em comunidades pacificadas pelo projeto Rio 2016, da Secretaria de Esporte e Lazer, foram os convidados especiais do IV Torneio Estudantil de Ginástica Artística do Rio de Janeiro, que acontece até este domingo, no Maracanãzinho. Cerca de 200 jovens do Borel e Formiga, na Tijuca, Morro dos Macacos, em Vila Isabel, e São João, no Engenho Novo, assistiram neste sábado a competição que reúne 1.300 atletas de instituições filiadas à Federação de Ginástica do Rio e de colégios públicos e particulares de todo o estado.
As futuras ginastas Carine Marcolina, de 13 anos, e Thaisa Magalhães, de 12, aproveitaram o torneio estudantil para aprenderem novos movimentos com suas colegas de \"solo\". As jovens, moradoras da comunidade São João, registravam tudo com suas câmeras. Não queriam perder os saltos e as acrobacias das ginastas do Flamengo, que se apresentaram na abertura da competição, junto com atletas que irão representar o Brasil, no próximo dia 14, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México.
- Pratico ginástica artística na escola e jogo futebol no núcleo do Rio 2016 há um ano e seis meses. Por isso, acho ótimo poder ver uma competição ao vivo. É importante para a nossa formação como esportista. Um dia quero participar de um torneio importante. Quem sabe os Jogos Olímpicos de 2016? - disse Carine, fã dos ginastas Daiane dos Santos e Diego Hypólito.
- É incrível ver o que os atletas podem fazer. Eu mesma não acreditava que eu pudesse dar tantos saltos. Sempre quis conhecer o Maracanãzinho. Então, juntei o útil ao agradável: ginástica, minha paixão e futura profissão, e passeio pelo estádio - contou Thaisa, que também joga futebol no núcleo de sua comunidade e pretende começar a fazer testes para ingressar em equipes de ginástica olímpica.
Projeto Rio 2016: talentos em 39 modalidades
A Secretaria de Esporte e Lazer tem ajudado a revelar talentos para o esporte nacional através do projeto Rio 2016. São 39 modalidades sendo praticadas por cerca de 200 mil pessoas em 650 núcleos espalhados pelo estado. Nos 40 núcleos instalados próximos às sedes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), jovens podem escolher entre esportes como futebol, karatê e ginástica artística. O atleta que se destaca no Rio 2016 pode ganhar uma ajuda de custo da Suderj para desenvolver sua aptidão, por meio do programa Bolsa Atleta.
- O Rio 2016 é um dos maiores projetos sociais e esportivos do mundo. O objetivo é assegurar a participação de todo o estado nesses grandes eventos que acontecerão no Rio de Janeiro, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos de 2016. É o despertar do esporte. Nas comunidades antes dominadas por criminosos, o projeto ajuda no resgate da cidadania. E nós já estamos colhendo os frutos, porque descobrimos muitos medalhistas - afirmou o presidente da Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio), Everardo Cândido da Silva.
Apesar da ginástica artística não ser a sua modalidade favorita, Matheus dos Santos, de 11 anos, assistiu atento ao torneio estudantil. Para o jogador juvenil do Vasco - descoberto no núcleo do Rio 2016 da comunidade do Borel, na Tijuca, onde mora com sua família - é importante acompanhar outros esportes e prestigiar os jovens e, quem sabe, futuras promessas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
- Acho legal conhecer cada esporte. Eu gosto muito de ir com meus amigos do projeto Rio 2016 assistir aos jogos e às competições de todos os esportes. Comecei a jogar futebol no núcleo e hoje estou no Vasco, meu time de coração. Espero que todas as atletas do torneio estudantil tenham a mesma sorte que eu - contou Matheus, que treina no Vasco e no campo do projeto do governo estadual.
IV Torneio Estudantil de Ginástica Artística
Na edição deste ano, o IV Torneio Estudantil de Ginástica Artística do Rio de Janeiro recebeu mais duas novas modalidades: ginásticas aeróbica e de trampolim, além das provas de ginástica artística e rítmica. Na abertura do evento, a Federação de Ginástica lançou sua nova logomarca e anunciou a abertura do Gym na estrada Escolar, espaço onde grupos irão mostrar seus trabalhos.