Com o arrastar da definição sobre qual competição vai disputar no ano que vem, o planejamento do Vasco para 2023 encontra-se em modo de espera.
Superar o Ituano no domingo significará o fim do pesadelo da Série B, mas também a perspectiva de dias melhores. O eventual acesso implicará diretamente nos planos para 2023. Caso retorne à elite, o clube pretende ir forte ao mercado, impulsionado pelos recursos da 777 Partners.
O que não significa que o Vasco não contratará caso siga na Série B. Com acesso ou não, o elenco passará por reformulação. No entanto, com a volta à Série A, a expectativa é que o investimento seja muito maior para que o time tenha condições de brigar na parte de cima da tabela do Brasileiro, além de disputar as outras competições.
A previsão de investimento no futebol na próxima temporada é de R$ 190 milhões, além de parte dos recursos desse ano que não foram usados por conta do fechamento da janela. Esse dinheiro servirá para contratações, mas também pagamento de salários, infraestrutura, logística, reforma do Centro de Treinamento, entre outras coisas. Mas há recursos para trazer bons jogadores.
- O investimento que será feito em 2023 será proporcional às competições que o Vasco disputará no ano... O que eu posso garantir para o torcedor é que teremos um elenco na altura das competições que vamos disputar - disse o diretor de futebol Paulo Bracks, em entrevista ao ge, no mês passado.
"Vamos entrar para ser competitivos. Não vamos entrar para figurar. Vamos ter investimento suficiente para montar um time de acordo com as competições que estivermos e de acordo com as nossas metas", acrescentou.
A permanência na Série B não mudaria os planos de garimpar jovens talentos pela América do Sul, mas certamente atrapalharia na busca por jogadores mais badalados, uma vez que a Segunda Divisão não é atraente para atletas da primeira prateleira do futebol brasileiro.
O Vasco, por outro lado, precisa definir quem do atual elenco fica para o ano que vem. Alguns jogadores, como o goleiro Thiago Rodrigues, o zagueiro Anderson Conceição e o lateral-esquerdo Edimar, por exemplo, têm gatilhos de renovação automática em caso de acesso.
Jogadores com contrato até o fim do ano:
Alex Teixeira - 30/11
Fintelman - 31/12
Anderson Conceição - 31/12
Nenê - 31/12
Bruno Tubarão - 30/11 (empréstimo)
Danilo Boza - 30/11 (empréstimo)
Edimar - 31/12
Fábio Gomes - 30/11 (empréstimo)
Halls - 30/12
Quintero - 31/12
Kaio Magno - 31/12
Léo Matos - 31/12
Luiz Henrique - 30/11 (empréstimo)
Sarrafiore - 31/12
Raniel - 30/11 (empréstimo)
Thiago Rodrigues - 31/12
Yuri Lara - 31/12
Quarto colocado da Série B, com 59 pontos, o Vasco joga por um simples empate no domingo para garantir o acesso à Série A. O Ituano, que é quinto com 57 pontos, precisa vencer. A bola rola às 18h30 (de Brasília), com transmissões da Globo e do SporTV.