O empate por 0 a 0 com o São Paulo, domingo, em São Januário, foi frustrante para o Vasco. Jogadores e, principalmente, torcedores foram para casa com a certeza de que o time perdera uma ótima oportunidade de se manter na liderança isolada o Campeonato Brasileiro, faltando seis rodadas para o término da competição. Mas este ano, nada parece abalar a confiança da equipe. A cada obstáculo, o grupo se une ainda mais, mantendo acesa a chama que vem impulsionando o Vasco em 2011.
Nesta segunda-feira, nem parecia que, na véspera, o time perdera a liderança para o Corinthians. O treino estava marcado para às 16h30m, mas os jogadores começaram a chegar a São Januário duas horas antes. Todos animados. Foi o suficiente para o diretor executivo Rodrigo Caetano abrir um sorriso no rosto. Afinal, tem sido assim desde que o time começou a se recuperar no Campeonato Carioca, após um início catastrófico \" foram quatro derrotas nos primeiros quatro jogos, contra Resende, Nova Iguaçu, Boavista e Flamengo.
\"Apesar de termos contratado alguns jogadores depois daquele período, o grupo é praticamente o mesmo. Nossa pré-temporada foi muito boa e ninguém esperava aquele início. Ficamos todos atônitos. Mas quando as coisas entraram nos eixos, sentimos que um grupo tinha se formado. Passamos a trabalhar com objetivos curtos e deu certo. Hoje não precisamos ficar falando em motivação. Todo mundo aqui quer muito\" garante Rodrigo Caetano.
Os jogadores do Vasco realmente parecem imunes a problemas. Nem mesmo quando o salário andou atrasando eles perderam a concentração. Sem falar no problema vivido pelo técnico Ricardo Gomes, no dia 28 de agosto, contra o Flamengo. Todo mundo acreditou que o Vasco perderia a concentração. No primeiro jogo após o AVC sofrido pelo treinador, o Vasco derrotou o Ceará, em São Januário, por 3 a 1. Mas quatro dias depois a equipe foi goleada pelo lanterna América-MG, por 4 a 1. Pronto, voltaram as dúvidas. Mas logo o time retomou o caminho das vitórias.
\"Formamos um grupo sólido, homogêneo, que está sabendo disputar as competições. Estamos dando a vida pelas vitórias e agora faltam apenas seis jogos. Vai ser assim até o fim\" frisou Diego Souza.
Reserva de Élton no ataque, Alecsandro aponta o alto poder de concentração do grupo como o principal motivo para o Vasco jamais ter desanimado, mesmo já estando classificado para a Libertadores:
\"Quando todos têm o mesmo objetivo, você se mantém firme, mesmo com turbulências. Nós jamais perdemos o norte. E quando não se perde o rumo, fica mais fácil retomar o caminho traçado. Faltam 45 dias para o término da temporada. Podemos conquistar mais dois títulos e entrar para sempre na história do Vasco de uma forma muito bonita. Não é qualquer coisa que vai nos desanimar.\"