Após atuar no Maracanã no último domingo, o Vasco da Gama irá ter pela frente dois jogos fora do Rio de Janeiro, contra o Palmeiras, em São Paulo, e Bahia, em Salvador. O próximo jogo em casa será contra o Fluminense, na 23° rodada do Campeonato Brasileiro, mas o jogo vem sofrendo com indefinições.
Isso porque o Vasco deseja mandar o clássico no Maracanã, nos mesmos moldes do jogo do primeiro turno, quando o Fluminense disponibilizou apenas 10% dos ingressos para os vascaínos. No entanto, o estádio será fechado após a partida do Flamengo contra o Internacional, sábado (26), pelo Campeonato Brasileiro, para realizar a recuperação do gramado.
A reabertura do Maracanã está prevista para acontecer apenas para a realização da final da Copa do Brasil, podendo ser dia 17 ou 24 de setembro, a depender do dia em que o Flamengo será o mandante. Sem o estádio, o Vasco poderia tentar jogar em São Januário, porém um laudo de segurança da Polícia Militar, produzido no dia 29 de maio deste ano, proíbe clássicos no estádio.
“Atualmente o entorno do Estádio e seus acessos não oferecem condições mínimas de segurança para a realização de clássicos regionais (Flamengo, Fluminense e Botafogo), ainda que com o emprego massivo da Polícia Militar, portanto, em respeito ao Art 13 do Estatuto do Torcedor, tal medida encontra-se PROIBIDA”, diz um trecho do documento que tem validade até 31 de dezembro de 2023.
É importante ressaltar que São Januário segue proibido de receber público após decisão polêmica da Justiça em relação aos incidentes ocorridos no último jogo mandado no estádio, contra o Goiás. A audiência que vai tratar sobre a interdição do estádio está marcado para a próxima quarta-feira (30). O caso será julgado pela 2ª Câmara de Direito Privado.