Futebol

Jogo de sábado marcará reencontro de Robinho com o amigo Dedé

A amizade de Dedé e Robinho é antiga. Começou na cidade de Volta Redonda e seguiu no time do Volta Redonda. Em 2009, como duas apostas, os dois vieram para o Vasco. Na época, foi Robinho quem conseguiu despontar mais, fazendo dois gols em 14 partidas na Série B. Hoje, porém, o atacante vascaíno, com poucas chances em campo e muitas lesões em mais uma temporada, vive à sombra de Dedé. O contrato do jogador termina no dia 31 de dezembro de 2013 e dificilmente, sem o amigo e forte padrinho por perto, o atacante continuará em São Januário. No sábado, mesmo se Dedé não jogar pelo campeão antecipado Cruzeiro e Robinho ficar de fora da relação do técnico Adilson Batista, certamente os amigos de longa data vão se reunir para colocar em dia a antiga amizade.

Com salários de R$ 30 mil mensais, Robinho foi contratado em fevereiro pelo ex-diretor de futebol René Simões. Segundo o ex-dirigente vascaíno, o atacante chegava com a aprovação do então diretor técnico Ricardo Gomes e do treinador Gaúcho.

- Quero entender por que esse jogador atuou tão pouco no ano passado - dizia René, em fevereiro, no período de avaliação médica do jogador e dias antes do clube assinar contrato por um ano com Robinho.

Regularizado para a Taça Rio, Robinho viu Gaúcho cair, Paulo Autuori assumir, mas as condições para jogo só vieram em maio. Antes, ele passava por um processo de reforço muscular e treinava sempre ao lado de Leonardo, outro que pouco jogou pelo Vasco este ano - o atacante hoje é jogador da Ponte Preta. 

A 'estreia' no banco de reservas só veio cinco meses depois da contratação de Robinho. Com Dorival Júnior, que treinou Robinho na Segunda Divisão, o atacante foi relacionado contra o Fluminense, na reabertura do Maracanã, no dia 21 de junho. Dali em diante esteve no banco de reservas em mais nove partidas. Robinho atuou por 35 minutos no segundo tempo contra o Botafogo, mais 44 minutos da etapa final diante da Ponte Preta, ainda no primeiro turno, em partidas realizadas dia 4 e 9 de maio. 

- O Robinho teve um pouco de azar esse ano. Ele teve três lesões musculares em regiões diferentes do corpo - diz o médico do Vasco, Fernando Mattar.

No Guarani, em julho de 2012, Robinho, no entanto, sofrera com um estiramento na coxa esquerda. Ele só acabou jogando quatro vezes pelo clube de Campinas. Recuperado no Vasco e após fazer duas partidas seguidas com Dorival, o atacante voltou a ficar afastado. Mais dois meses de tratamento e o retorno ao banco contra o Fluminense, em Florianópolis - 1 a 0 Vasco, gol de Cris. Nessa terça-feira, na reapresentação do elenco, o atacante participou das atividades com o novo treinador Adilson Batista.

Sem Dedé por perto, Robinho aproveita e mata um pouco da saudade do ex-zagueiro, seja em encontros em Volta Redonda ou no quando o Mito vem ao Rio. Afinal, hoje Robinho mora no apartamento do jogador do Cruzeiro, na Barra da Tijuca. Ele também comprou do amigo, recentemente, um Volvo branco e passou a ser empresariado por Bira e Magrão, que acompanham a carreira de Dedé há um bom tempo.

Fonte: ge
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165