Um dos clássicos de maior rivalidade no Rio de Janeiro vai ser disputado fora da cidade apenas pela segunda vez, levando-se em conta jogos oficiais. Vasco e Fluminense vão duelar no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, nesta quarta-feira, 21 anos depois de terem se enfrentado em Juiz de Fora (MG). Na ocasião, o time cruz-maltino venceu por 2 a 0, em partida realizada em 31 de julho de 1992, no primeiro duelo da final da Copa Rio. No entanto, este será o primeiro clássico entre os dois times longe do Rio pelo Campeonato Brasileiro.
O jogo desta quarta-feira será a quarta edição de um clássico carioca do Brasileirão de 2013 ocorrido fora do Rio de Janeiro. Botafogo e Fluminense se enfrentaram em Pernambuco, pelo primeiro turno, e Vasco e Flamengo jogaram duas vezes em Brasília. O duelo entre Vasco e Fluminense será em Florianópolis porque o clube cruz-maltino foi punido com perda do mando de campo por conta de uma briga de seus torcedores com o Corinthians, no Mané Garrincha. Inicialmente, o jogo estava marcado para São Januário.
Escolhida pelo Vasco em razão da lógistica, já que o time enfrenta o Criciúma também em Santa Catarina no fim de semana, a cidade de Florianópolis não traz boas recordações em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro. Em 14 jogos disputados na capital catarinense, a equipe venceu apenas dois, com oito empates e quatro derrotas. Um desses confrontos foi contra o Internacional (1996) e outro contra o Paraná Clube (2003).
Já o Fluminense tem um retrospecto mais favorável atuando em Florianópolis pelo Brasileirão. Foram 15 partidas, com 5 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, sendo que todos os confrontos foram contra Figueirense ou Avaí. Além disso, a capital catarinense foi onde o Tricolor conquistou a Copa do Brasil de 2007 – vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli.