Na única vez em que chegou à final da Copa do Brasil, em 2006, o Vasco perdeu o título para o seu maior rival, o Flamengo. Em outros anos, no entanto, o Gigante da Colina já passou o vexame de ser eliminado ainda no início da competição.
Isso aconteceu em 1991, 1992, 2004, 2005 e no ano passado, quando o Vasco saiu nas primeiras fases, sendo eliminado por times de pequeno investimento como Remo, CSA, XV de Novembro-RS, Baraúnas-RN e Gama-DF, respectivamente.
O zagueiro Jorge Luiz, um dos líderes do time, tem a receita para evitar mais uma saída precoce do torneio, que dá uma vaga na Libertadores ao campeão: respeito ao adversário, por mais que ele pareça inofensivo.
- Nosso pensamento está na Copa do Brasil, principalmente para o Vasco, que ainda não tem esse título. Não existe isso de vitória certa. Tem que entrar em campo e mostrar o melhor. Quem tiver mais vontade ganha. Eles vão tentar buscar a classificação e temos que respeitá-los. A equipe deles é fechadinha, certinha. O Vasco terá que jogar muito para se classificar - disse à Rádio Bandeirantes.
Um alento para os vascaínos: o retrospecto contra o adversário é bom: Em 2003, também pela primeira fase da Copa do Brasil, o Vasco venceu a primeira partida sobre o Itabaiana por 1 a 0. E no jogo de volta, em São Januário, goleou os sergipanos por 4 a 0. O time acabaria sendo eliminado pelo Cruzeiro nas quartas-de-final. Depois, o time mineiro chegou à decisão e conquistou o título contra o Flamengo.