Em penúltimo lugar no Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama é, ao lado do lanterna Joinville, a equipe que possui menos capacidade de reação para fugir do rebaixamento. A opinião é do comentarista Paulo Cesar Vasconcellos. Assim como o JEC, o Gigante da Colina ainda não venceu no Brasileirão. São três empates e quatro derrotas, com dois gols marcados e 12 sofridos.
- Quando olho os quatro últimos, o que menos estou vendo capacidade de reação é o Vasco. Na verdade Vasco e Joinville, cada um na sua realidade. O Vasco não venceu no Campeonato Brasileiro, tem apenas dois gols na competição. Desandou nesse início de uma forma impressionante. E a sequência agora é contra o Sport, na Arena Pernambuco, e depois o Flamengo - afirmou.
PC Vasconcellos disse que o Vasco precisa ser abraçado pela torcida, mas "para lotar São Januário". No entanto, é possível que o clube sofra alguma sanção caso seja denunciado junto ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Na derrota para o Cruzeiro neste sábado em seu estádio, a torcida protestou atirando uma bomba no campo. O incidente foi relatado na súmula pelo árbitro Leandro Vuaden.
- Outra coisa preocupante é que, quando o Vasco joga em São Januário, não consegue levar um público expressivo. Geralmente vão dois mil torcedores, três mil. E o Vasco vai precisar muito do apoio do seu torcedor, mas para lotar São Januário. Tem que desenvolver essa parceria. Tem uma hora que a torcida tem que comprar a briga do time - argumentou.
Após sete rodadas do Campeonato Brasileiro, o Z-4 está formado por Santos, com sete pontos, Coritiba e Vasco com três, cada um, além do lanterna Joinville que possui apenas um. O comentarista Roger Flores afirmou que o Cruz-Maltino carrega um peso "muito maior", mas lembrou que o Flamengo, 16º, tem a mesma pontuação do Peixe, 17º.
- O Vasco carrega um peso muito maior, sem dúvida nenhuma. O Coritiba também mal, bem mal. Acho que depois da sétima rodada a gente já começa a decifrar os grupos. Só para ter uma ideia de como funciona esse pessoal debaixo, o Flamengo, que ganhou duas seguidas, fez seis pontos, tem pontuação de zona de rebaixamento ainda. Para sair dessa zona agonizante precisa ganhar uns três jogos seguidos, torcer para uns dois times perderem - avaliou Roger.