POR QUE O VASCO ESTÁ COM SALÁRIOS ATRASADOS? Vamos a um cronograma e também uma possível resolução para os trabalhadores que, no direito deles, têm feito cobranças à diretoria pelos passivos. Siga o fio abaixo: (+)
1) Em julho de 2021, Vasco, MPT* e Sindeclubes firmaram um acordo para priorizar certas receitas do clube para pagamento de salários até dezembro deste ano. O Sindeclubes foi representado por um advogado que também defende mais de 200 ex-funcionários em ações individuais.
2) Por conta disso, segundo minha apuração, para o Vasco há um conflito de interesses na atuação deste advogado, pois ele representa empregados ativos através do Sindeclubes e, individualmente, mais de 200 credores que trabalhavam no Cruz-Maltino.
3) O conflito era previsto pelo Vasco e o clube se opôs à participação do Sindeclubes, mas a instituição segue parte do acordo. Com acesso aos dois lados, o advogado envolvido pede diversas penhoras nas fontes de receitas do Vasco que seriam destinadas ao pagamento de salários.
4) Acredita-se que tais movimentos seguem causando conflitos de interesse, inclusive com as ações do advogado, uma delas apresentada no dia 13 de setembro, onde ele se opõe à utilização do crédito acordado entre Vasco e MPT para pagamento de salários dos funcionários ativos.
5) O Vasco, atualmente, tem o dinheiro necessário para pagar todos os atrasados com seus funcionários, mas o recurso está retido nos autos do processo e, no momento, a atuação do Sindeclubes acaba inviabilizando este pagamento para os funcionários atuais.
6) Desta forma, o clube tenta trabalhar internamente para resolver o conflito, ter o dinheiro liberado, cumprir o acordo com o Ministério Público do Trabalho* e pagar seus funcionários. Atualmente o Vasco deve o mês de julho e, no dia 20/09, vence o mês de agosto.