Depois de um Campeonato Carioca decepcionante e aliado à crise financeira que toma conta do clube, o Vasco passou os últimos dias cercado de desconfiança. Alguns torcedores, inclusive, já temiam, antes mesmo de o Campeonato Brasileiro começar, por um novo rebaixamento. Mas depois da atuação na vitória sobre a Portuguesa por 1 a 0, sábado, os comentaristas Lédio Carmona e Edinho fizeram um alerta, de certa forma tranquilizador: ainda é muito cedo para definir quem brigará contra o descenso.
- O Vasco fez o gol no início do segundo tempo, com o Tenório, um guerreiro, muito participativo. Depois cansou, e aí sim a Portuguesa foi para cima, mas sem nenhuma chance. A Portuguesa melhorou um pouquinho, mas não obrigou o goleio Michel a nenhuma defesa. Acho que o Vasco está à frente da Portuguesa nessa questão de rebaixamento. E é muito cedo para falar se vai cair ou não. Mas que o Vasco mostrou que está melhor que a Portuguesa, não tenho a menor dúvida afirmou Lédio.
Para o jornalista, a mudança de perspectiva do clube carioca no torneio passa pelo técnico Paulo Autuori. Segundo o comentarista, ele é capaz de dar uma nova cara ao time, e as mudanças já aparecem na organização do jogo.
- O Vasco fez um bom primeiro tempo, que deu esperanças ao torcedor de ver um time organizado. Você vê o trabalho do Paulo Autuori: um time bem esquematizado, jogadas pelos lados do campo, os laterais participando muito. O Vasco não chutou muito, mas foi um bom primeiro tempo e teve o controle do jogo. Merecia até a vitória considerou.
Edinho compartilha da opinião de Lédio. Mas ressalta que o treinador só terá tranqüilidade para desempenhar seu trabalho com as vitórias.
- Todo mundo está apostando as fichas no Autuori, um treinador que tem a característica de manter a equipe organizada. Agora, precisa ganhar confiança. E confiança se ganha com resultados positivos. A gente viu a equipe muito ansiosa ainda, mas mostrou certa organização. E dizer que o Vasco é candidato ao rebaixamento, na primeira rodada, é muito cedo afirmou.
O Vasco agora enfrenta o São Paulo, na próxima quarta-feira, no Morumbi. Já a Lusa jogará somente no domingo, contra o Náutico, nos Aflitos, pela terceira rodada. A partida contra o Fluminense no Canindé, pela segunda, foi adiada para o dia 12 de junho, em função da disputa das quartas de final da Libertadores o Flu disputa uma vaga na semifinal com o Olimpia.