Um dos principais destaques da Seleção Brasileira Sub-17, o jovem meia Guilherme, de 16 anos, tem grandes possibilidades de ser integrado ao Vasco na próxima temporada. A informação foi confirmada pelo treinador PC Gusmão e pelo diretor executivo Rodrigo Caetano, que descreveu o atleta como \"uma joia rara\".
Participantes do Footecon, congresso de futebol realizado no Rio de Janeiro, os dois vascaínos disseram ainda que o trabalho com jogadores das categorias de base deve ser mantido para 2011, apesar da falta de títulos do time profissional.
Nas Seleções de base, Guilherme divide as maiores atenções com o flamenguista Adryan e o são-paulino Lucas Piazon, todos de 16 anos. \"Ele é uma joia rara do clube e foi muito difícil mantê-lo e fazer um contrato profissional\", define Rodrigo Caetano sobre o primeiro acordo com a jovem promessa, firmado em março deste ano. \"Foi um desafio, porque você não sabe se comemora ou se fica entristecido. Esse primeiro vínculo é um divisor de águas e você perde muitas vezes parte dos direitos econômicos (valor que cabe ao clube em uma transferência). Se quiser ter tudo, perde o jogador\", conta. Fazendo concessões, o Vasco manteve o jogador e já pretende avançar sobre seu aproveitamento em 2011.
\"Temos uma esperança muito grande e o decorrer do ano vai dizer tudo isso. Não vamos criar expectativas que frustrem o atleta, a família, nós mesmos e o torcedor\", definiu Caetano. Ele foi seguido por PC Gusmão, que pretende avaliar Guilherme mais de perto. \"Ele vai ter oportunidades. A transição será natural e, apesar de ele ter despontado nos juvenis, não vamos queimar etapas para lançá-lo\", fala com cuidado.
Guilherme chegou ao Vasco em 2006 após ter sido aprovado pelo Flamengo em testes, mas preferiu não ficar na Gávea. Foi campeão estadual pré-mirim e mirim, quando deixou de atuar como atacante e foi posicionado na armação de meio-campo. Canhoto habilidoso, foi vice-campeão sul-americano Sub-15 no ano passado com a Seleção Brasileira. Nos próximos meses, deverá ter suas primeiras oportunidades no profissional vascaíno. PC Gusmão confirma que o clube continuará privilegiando jovens jogadores na montagem do elenco.
\"Os jovens fazem parte desse grupo desde que chegamos e fizemos a integração do amador com o profissional. Allan, Diogo e Jonathan estão jogando o Brasileiro Sub-20 e, sempre que não forem utilizados entre os profissionais, vão poder jogar nos juniores e serão cobrados por resultados\", explicou.
A aproximação do time júnior com a equipe de cima é um mérito do clube e foi intensificado desde a chegada de Rodrigo Caetano, em 2009. \"Temos mais de 15 atletas que sobem até o time de cima, treinam e descem. O PC teve coragem de lançar e só lançou porque estabelecemos um espaço para que eles treinassem\", definiu. É dessa forma que Guilherme possivelmente será integrado em algum momento do próximo ano.
Neste ano, oito jogadores feitos em casa foram promovidos ao time profissional do Vasco: Max, Rômulo, Nílson, Carlinhos, Jonathan, Renato Augusto, Jeferson Silva e Diogo.