O Time Judô Rio estará representado em duas das principais competições do último trimestre de 2023. Foram cinco atletas convocados para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023: Gabriel Falcão (73kg/Instituto Reação), Rafaela Silva (57kg/Flamengo), Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco), Eliza Ramos (78kg/Flamengo) e Samanta Soares (78kg/Instituto Reação). Já Beatriz Comanche (57kg/Umbra-Vasco), Gabriel Falcão (73kg/Instituto Reação), Kauan Jorge dos Santos (81kg/Flamengo) e Matheus Guimarães (100kg/Instituto Reação), além do treinador Victor Penalber (Instituto Reação) estarão no Campeonato Mundial Sub-21 de Odivelas, em Portugal.
“São 8 atletas de três diferentes agremiações nas principais competições até o fim do ano. Acreditamos que as competições de alto nível do Circuito Estadual, além do trabalho do dia a dia feitos pelos professores do Flamengo, do Reação e da Umbra-Vasco farão uma diferença grande a favor da seleção brasileira em ambas as competições”, disse Jucinei Costa, presidente da FJERJ. “Estaremos aqui na torcida para que eles consigam estar no seu melhor dia e apresentem o judô de qualidade que os 8 possuem”.
A convocação para os Jogos Pan-americanos foi feita nesta segunda-feira, 18. Além dos cinco atletas classificados diretamente pelas cotas dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali – entre eles Falcão, Luana e Eliza, o Brasil terá outros 14 judocas selecionados pela CBJ que se classificaram pelo ranking pan-americano, totalizando 19 atletas em ação nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro no Centro de Esportes de Contato do Parque Estádio Nacional, no coração do Jogos.
Dessa forma, o judô brasileiro chegará forte para o torneio continental com uma equipe formada por grandes nomes da modalidade, como os medalhistas olímpicos Daniel Cargnin (73kg), Rafael Silva (+100kg), Rafaela Silva (57kg) e Ketleyn Quadros (63kg), ao lado de jovens promessas das equipes de transição como os novatos Michel Augusto (60kg), Aléxia Nascimento (48kg), Gabriel Falcão (73kg), Kayo Santos (100kg), Luana Carvalho (70kg) e Eliza Ramos (78kg), todos classificados via Cali.
“O judô brasileiro estará em Santiago com um time muito competitivo e temos a expectativa de fazer ótimos resultados como vem sendo nas últimas edições. Conseguimos classificar atletas em todas as categorias e dobrar as chances em cinco categorias com a entradas dos juniores. Em termos de ambiente e vivência em evento multiesportivo, o Pan será um ótimo laboratório para Paris 2024 e, por isso, também estamos indo com atletas cujo foco está na medalha olímpica daqui a menos de um ano”, explicou Marcelo Theotonio, gerente de alto rendimento da CBJ que será o chefe da delegação de judô em Santiago.
Na última sexta, 15, foi a CBJ fez a divulgação da lista de convocados para o Campeonato Mundial Sub-21, que vai acontecer de 04 a 08 de outubro, em Portugal. A competição é a principal do ano para a classe de idade e o Brasil terá um time de 16 representantes, sendo oito homens e oito mulheres.
O time para o Mundial de Odivelas segue a mesma base do Campeonato Pan-Americano, com adição de Sophia Câmara (-63kg) e Matheus Guimarães (100kg), atual líder do Ranking Nacional Sub-21 e que foi campeão brasileiro da classe. No Pan, os outros três representantes do Time Judô Rio medalharam: Falcão foi ouro, enquanto Kauan Jorge e Beatriz ficaram com a prata.
Na história dos Mundiais Sub-21, que teve sua primeira edição em 1974, o Brasil coleciona um total de 75 medalhas, sendo 14 ouros, 22 pratas e 39 bronzes. Grandes atletas do judô nacional, como os medalhistas olímpicos Aurélio Miguel, Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Sarah Menezes, Rafaela Silva, Mayra Aguiar e Daniel Cargnin já foram campeões da competição.