Judocas de Umbra-Vasco e Reação, respectivamente, entram em ação a partir desta quarta-feira, 2 de outubro, em Dushanbe (Tajiquistão)
Maior competição da classe Júnior do Judô internacional, o Campeonato Mundial Sub-21 começa nesta quarta-feira, 2 de outubro, em Dushanbe (Tajiquistão). Ao todo, serão 531 judocas de 67 países e 5 continentes. A delegação brasileira estará presente com 18 atletas, o número máximo permitido a um país que não o anfitrião, entre os quais 2 representantes do Judô Rio: Beatriz Comanche, da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, e Matheus Guimarães, do Judô Comunitário Instituto Reação.
Atual 3ª colocada do ranking mundial na categoria Leve (57kg), Beatriz Comanche vem de uma temporada com grandes resultados internacionais, tendo subido ao pódio em três edições da Copa Europeia Sub-21: ganhou medalha de prata em Paks (Hungria) e Praga (República Tcheca) e bronze em Graz (Áustria). Nesta quinta-feira, 3 de outubro, Beatriz Comanche, que foi bronze na última edição do Mundial, inicia sua busca por voltar ao pódio diante da vencedora do duelo entre Rahmiya Khanjarbekova (Tajiquistão) e Yuri Nam (Coreia do Sul).
Matheus Guimarães chega a Dushanbe como 14º lugar no ranking mundial da categoria Meio-Pesado (100kg). Seus melhores resultados internacionais nesta temporada foram o ouro na Copa Pan-Americana Sub-21 de Assunção (Paraguai) e uma prata e um bronze nas edições da Copa Europeia Sub-21 de Graz (Áustria) e Paks (Hungria), respectivamente. Matheus Guimarães sobe aos tatames no sábado, 5 de outubro, estreando contra Fares Mekhoukh (França).
As disputas individuais do Campeonato Mundial Sub-21 vão de 2 a 5 de outubro, enquanto o dia 6 promove a competição por equipes. O evento terá transmissão ao vivo pela JudoTV, desde as preliminares, e as finais, sempre às 8h de Brasília, também pelo Canal Olímpico do Brasil e Nsports.