Luana Carvalho, da Umbra-Vasco, vai em busca de pontos decisivos para a classificação olímpica. Gabriel Falcão, do Reação, e Giovanna Santos e Marcelo Gomes, do Flamengo, também competem em Abu Dhabi, a partir deste domingo
* por Diano Massarani
Por si só, o Campeonato Mundial é uma das competições mais relevantes do Circuito da Federação Internacional de Judô (FIJ). E a edição de 2024, que ocorre de 19 a 24 de maio, em Abu Dhabi, ganhou ainda mais peso por se tornar o último evento válido para o ranking classificatório às Olimpíadas de 2024. Quem segue firme e forte na luta por uma vaga nos Jogos de Paris é Luana Carvalho, da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, atual número 27 do mundo e melhor brasileira do ranking na categoria Médio (70Kg).
Além de Luana Carvalho, o Judô Rio será representado nos Emirados Árabes Unidos por Gabriel Falcão (81Kg), do Judô Comunitário Instituto Reação, Marcelo Gomes (90Kg) e Giovanna dos Santos (+78Kg, apenas na disputa por equipes mistas), ambos do Clube de Regatas do Flamengo. Vale ressaltar que a multicampeã internacional Rafaela Silva, também do Flamengo, já está confirmada na seleção brasileira que vai aos Jogos Olímpicos e seu planejamento não incluiu a participação no Mundial.
O Campeonato Mundial de Abu Dhabi receberá 659 competidores de 107 países e 5 continentes. A delegação brasileira irá com o número máximo de 18 judocas. O evento terá transmissão ao vivo. As preliminares podem ser acompanhadas pela JudoTV, enquanto as finais, sempre às 11h de Brasília, também através de Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV, Nsports e sportv.