Há quase 11 anos, o Vasco perdia para o Santo André por 2 a 0 no estádio Bruno José Daniel e deixava escapar também a oportunidade de disputar a sua terceira final de Copa São Paulo de Futebol Júnior. Naquele ano, em 2003, o time júnior do Ramalhão foi campeão, ao bater o Palmeiras na final. Desde então, o Cruz-Maltino sequer passou da segunda fase do torneio. Com o objetivo de quebrar tal jejum, o time carioca disputará a Copinha em 2014.
O único título do Vasco no torneio foi em 1992, quando bateu o São Paulo nos pênaltis. Atualmente, o time é comandado pelo ex-atacante Sorato. O Vasco está no Grupo T do torneio, ao lado do Audax São Paulo, os maranhenses do JV Lideral e o União Suzano (Usac), donos da casa. A chave será sediada em Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo, que tem como estádio o Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão, com capacidade para pouco mais de 3 mil torcedores. A estreia vascaína será nesta sexta-feira, contra o Audax, às 19h (o SporTV transmite o jogo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real). O segundo confronto será contra o Usac e o terceiro será diante do JV Lideral.
A confiança é grande. Em setembro, a equipe venceu a Taça BH da categoria, uma das mais importantes da modalidade. No entanto, três meses depois veio o Brasileiro Sub-20, no Rio Grande do Sul, e o desempenho não foi satisfatório. O Vasco foi o lanterna do Grupo D, com quatro pontos conquistados em quatro jogos. A equipe sofreu mudanças entre as duas competições.
Destaques no título da Taça BH, Jordi, Jhon Cley e Thalles foram promovidos para o time profissional e também não estarão na Copinha. Para o competição, Sorato incorporou alguns garotos da equipe juvenil do Vasco. Porém, o treinador acredita na qualidade de seu elenco.
- O time mudou bastante. Hoje a gente tem outra situação. A equipe está bastante modificada, alguns atletas chegaram, outros foram promovidos do juvenil. Eu já tenho mais tempo de trabalho, tivemos a conquista importante, que foi a Taça BH. O trabalho está sendo bem feito, está em um caminho que a gente acha que é o certo. A expectativa é grande – comenta Sorato.
A PREPARAÇÃO
Sorato vai para sua segunda Copinha no comando do Vasco. À frente da equipe júnior cruz-maltina desde setembro de 2012, o ex-atacante viu seu time se classificar no Grupo K, em 2013, após vitórias contra Botafogo-SP e Paysandu, e empate diante do Comercial. Na fase seguinte, os cariocas foram eliminados pelo Goiás ao serem derrotados por 5 a 1. Para o comandante, a experiência na última edição da Copa SP e nos torneios disputados em 2013 foi válida para aumentar a esperança de, pelo menos, superar a marca dos últimos dez anos.
- Os garotos estão tranquilos. O Brasileiro Sub-20 e a própria Taça BH tirou um pouco da ansiedade deles. São torneios de nível nacional, de nível elevado. Quebramos um pouco desse nervosismo de estrear em competição importante. A Copinha sempre é a mais importante da categoria, acaba dando ansiedade, mas não é nada anormal. A equipe tem rodagem, já com essas competições, foi uma boa preparação para a Copa São Paulo.
Sem folga após o fim do Brasileiro Sub-20, a equipe está em ritmo de treinos desde então e só teve dois dias de folga para o natal e três para o ano novo. A delegação do Vasco ficará concentrada em Itaquaquecetuba, também na Grande São Paulo.
OS ADVERSÁRIOS
Em tese, o Vasco não terá dificuldades para, ao menos, igualar a campanha feita nos últimos anos. Dentre os três adversários da primeira fase, o rival mais temido é o Audax São Paulo, que chegou até as quartas de final em 2013 e foi eliminado pelo campeão Santos. O duelo da estreia vascaína será justamente contra o Audax e é encarado por Sorato como o mais importante da primeira fase.
- Os times da casa são sempre complicados, tivemos essa experiência no ano passado, pegamos o time de Ribeirão (Comercial) e tivemos mais dificuldades. Não temos muitas informações sobre as outras equipes. A princípio, encaramos a primeira partida como principal. Estamos voltando nossas forças para o Audax, mas não temos muita informação. A princípio acho que é isso, a primeira partida é a principal. Poderemos analisar os jogos do Suzano e do JV Lideral durante a competição. A primeira partida sempre é mais complicada – analisou o treinador.
Os outros dois rivais são inexperientes na competição. O Usac irá disputar sua primeira Copa SP de Futebol Júnior. A equipe profissional está apenas na quarta divisão do Campeonato Paulista. Em sete jogos-treino para a Copinha, a equipe perdeu quatro jogos, empatou dois e venceu apenas uma partida.
Os maranhenses do JV Lideral vão para sua segunda participação no maior torneio júnior do futebol brasileiro. Em 2013, a equipe ficou em terceiro no Grupo P, que tinha Fortaleza, São Bernardo e Caxias-RS. O JV já realizou 11 partidas amistosas para a Copinha, e obteve nove vitórias, um empate e uma derrota.
FIQUE DE OLHO: AS JOIAS VASCAÍNAS
A boa campanha na Taça BH rendeu frutos para o time profissional do Vasco. O goleiro Jordi, o meia Jhon Cley e o atacante Thalles foram promovidos para a equipe principal. Apesar das mudanças no time desde então, Sorato acredita que o time que disputará a Copa SP de Futebol Júnior também possa revelar possíveis nomes para o grupo comandado por Adilson Batista.
- Os meias Guilherme e Yago, o atacante Marquinhos são nomes que a gente tem observado bem. Temos alguns jogadores que já tiveram experiência na equipe de cima, pelo menos em treinos. O Lorran (lateral-esquerdo), que está chegando agora, já foi convocado para a seleção brasileira juvenil. Estamos com um time mais jovem, mas esperamos que eles possam reagir. Qualidade eles têm. A gente espera poder dar sequência – avaliou o comandante.
Mesmo com o histórico recente ruim e com adaptações na equipe - quatro atletas foram puxados da categoria juvenil -, Sorato acredita que a equipe fará uma boa campanha. O treinador prefere não estipular uma meta, mas usa o título da Taça BH como inspiração.
- O Vasco tem que pensar no título, esse é o nosso pensamento. Mas a gente sabe que tem etapas para serem cumpridas, primeiro passo é passar a primeira fase, depois é mata-mata, e todos sabem como é esse tipo de jogo. Tem que haver crescimento dentro da competição, foi mais ou menos isso que aconteceu na Taça BH. Fomos crescendo e terminamos com o título - avalia.
O técnico ainda mantém três dúvidas para escalar a equipe titular para a estreia. No momento, a provável equipe que enfrentará o Audax na próxima sexta-feira será a seguinte: Gabriel; Richard, Alisson, Venício (Kadu), Lorran; Matheus Batista, Márcio, Guilherme, Yago (Jonatas Paulista); Wendell (Daniel), Marquinhos.
Os jogos do Vasco na primeira fase:
03/01: Vasco x Audax São Paulo - 19h
06/01: JV Lideral x Vasco - 16h
09/01: Usac x Vasco - 21h