O clássico de hoje entre Vasco e São Paulo promete um duelo muito especial. De um lado, o atacante Leandro Amaral com oito gols no Brasileiro e artilheiro do Vasco no campeonato. Do outro estará uma muralha chamada Rogério Ceni, que está invicto há 808 minutos no gol são-paulino.
Aos 34 anos, Rogério Ceni tem se especializado em quebrar recordes. Primeiro, foi o número de gols marcados por um goleiro profissional. Depois, ultrapassou a marca de Waldir de Morais como o atleta que mais vestiu a camisa do tricolor paulista. Agora, já é o quarto goleiro invicto há mais tempo, atrás do vascaíno Acácio, do palmeirense Leão e do corintiano Jairo. Entretanto, um atacante com fome de gols promete impedir que Ceni quebre mais esse recorde.
Ainda temos chance de conquistar o título, e as esperanças passam por esse jogo. Temos que tentar furar o bloqueio deles com muita raça e inteligência. Uma hora a bola tem que entrar, principalmente em São Januário, onde a nossa equipe é muito forte e ataca bastante. Contamos com o apoio do nosso torcedor e tenho certeza que esses gols sairão e venceremos.
Retrospecto positivo - E se depender do retrospecto do goleiro são-paulino contra o Vasco, a nação cruzmaltina pode ficar otimista. Ao todo, Ceni enfrentou o Vasco em 25 oportunidades. Saiu derrotado em 11 delas, empatou apenas quatro, e venceu dez vezes. Sofreu, ao todo, 34 gols. Ceni esteve presente na humilhante derrota de 7 a 1, em 2001. No entanto, foi expulso no início do jogo, deixando a responsabilidade de buscar a bola sete vezes no fundo do gol para o reserva Alencar.
Se o São Paulo tem hoje a melhor defesa do campeonato, com apenas sete gols sofridos em 24 jogos, o Vasco tem, além da melhor campanha em casa, um ataque fulminante, com 41 gols. Ingredientes mais do que suficientes para o caldeirão de São Januário ferver na tarde de hoje!