A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou ontem a toda a imprensa nacional uma nota repudiando a postura com a qual o Vasco tem tratado a imprensa, principalmente o LANCE!, dificultando o trabalho dos profissionais em suas dependências. Além disso, manifestou apoio a este Diário depois que jornalistas foram ameaçados por torcedores de uma facção da torcida cruzmaltina nos últimos dias.
Na quinta-feira passada, alguns torcedores esperavam na porta do estádio de São Januário a chegada dos profissionais do LANCE!, com pedras nas mãos. No sábado, outros estavam aguardando a saída de um fotógrafo do Diário, após a realização do treino. Na sequência, ele foi ameaçado e teve de se esconder dentro de uma sala de São Januário e pedir autorização a funcionários do clube para usar outro portão de saída, onde um carro o aguardava para levá-lo para a redação.
A perseguição começou após veiculação de matéria, exclusiva deste L!, mostrando que um juiz determinou o leilão de São Januário devido a dívidas do clube com a Secretaria Nacional da Fazenda.
Ontem, o Diário registrou uma ocorrência na 17a Delegacia de Polícia do Rio, em São Cristóvão. Hoje, entra com uma ação judicial pedindo que o clube seja responsabilizado pela integridade física dos jornalistas dentro de suas dependências, assim como garanta o acesso dos profissionais devidamente credenciados, como estão os do L!, para que possam trabalhar diariamente e cumprir com suas obrigações.