Laterais equilibradas. Esse é um desejo antigo do Vasco. Desde 2000, quando atuava com Clébson e Jorginho Paulista, que o time cruzmaltino não contava com jogadores eficientes nas laterais. Paulo Sérgio, na direita, e Ramon, na esquerda, assumiram seus postos com autoridade e os resultados já estão aparecendo.
Apesar de contar com o lateral-direito Wágner Diniz na temporada passada, o Vasco teve cinco jogadores pelo lado esquerdo (Calisto, Pablo, Rodrigo Antônio, Edu e Valmir). Com isso, não foi possível alcançar entrosamento e, consequentemente, o equilíbrio.
Já este ano, o processo foi diferente. Paulo Sérgio, após um bom desempenho no Grêmio, é o autor de três assistências que resultaram nos gols marcados por Nilton. Pelo lado esquerdo, Ramon tem uma característica diferente: o drible. O jogador, vindo do Internacional, se destacou como uma ótima opção de jogadas de fundo. Ramon disse que a equipe ainda vai atingir níveis altos de desempenho quando houver um maior entrosamento.
- O Vasco ainda busca regularidade na competição, erros têm acontecido, mas apresentamos uma boa evolução. Pelo lado esquerdo, Titi, Jéferson e eu temos nos conhecido melhor e aprendido o posicionamento de cada um. Isso vai servir para acertar tanto nas jogadas ofensivas quanto no posicionamento na defesa - explicou Ramon.
Sobre o clássico de domingo, contra o Fluminense, no Maracanã, Ramon misturou um pouco de ansiedade com segurança. Para o lateral, o trabalho que tem sido feito durante a semana, será refletido diretamente em campo.
- Será meu primeiro clássico carioca e de muitos outros companheiros aqui. Estou tranquilo, principalmente pelo bom momento que o Vasco vive. Porém, temos de manter os pés no chão para não haver surpresas desagradáveis pediu.