Em 17º lugar no Campeonato Brasileiro, o Vasco tem, ao lado do Goiás, o quarto melhor ataque da competição. No entanto, nos últimos cinco jogos na competição, o time acumulou quatro derrotas e um empate.
Edmundo é o artilheiro cruzmaltino na temporada, com 19 gols, e nesta competição, com oito. Leandro Amaral, com nove gols na temporada com a camisa vascaína, é o terceiro na lista.
O jogador está atrás de Alan Kardec, atualmente reserva, que marcou 13 vezes em 2008, e empatado com Jean, que deixou o clube no início de setembro (foi para o Shajah, dos Emirados Árabes).
- Fiquei um mês parado recentemente (entre agosto e setembro), voltei e marquei gol (na derrota por 3 a 1 para o Náutico). Se a equipe jogar bem e criar oportunidades, os gols sairão. A bola precisa chegar com qualidade - destacou Leandro Amaral.
Com seis gols no Brasileiro, ele é o vice-artilheiro do Vasco. Com a chegada do técnico Renato Gaúcho e a semana de treinos, ele acredita que o time vascaíno terá uma nova postura em campo.
- Ele está dando mais liberdade ao pessoal do meio para sair, para criar e procurando acertar o nosso sistema defensivo, para podermos roubar as bolas no campo de ataque e estarmos perto do gol - explicou Leandro Amaral.