Um dos ídolos da torcida vascaína, o atacante Leandro Amaral, começou o ano muito bem, mas seu desempenho teve uma queda bastante considerável após o jogo contra a Cabofriense, no dia 8 de abril, pelo Campeonato Carioca. Na ocasião, além de o Gigante da Colina perder por 2 a 0, Leandro sofreu uma torção no tornozelo direito que o afastou por mais de dois meses dos gramados.
Antes da contusão, Leandro Amaral havia disputado 16 partidas e feito 13 gols, com uma média de 0,81 por jogo. Já após a contusão, o atacante entrou em campo 18 vezes, marcando apenas oito vezes, fazendo a sua média cair para 0,44 por jogo.
Com a queda de rendimento do atacante, o rendimento do time também sofreu um abalo. Quando Leandro Amaral estava em boa fase, o time venceu nove vezes, perdeu quatro e empatou três, com um aproveitamento de 62,5% dos pontos disputados. Porém, com a média mais baixa do jogador, o Gigante da Colina ganhou oito, perdeu quatro e empatou três, aproveitando 51,8% dos pontos.
Um argumento que também pode justificar a \"má fase\" de Leandro, é o fato de após a contusão ter enfrentado times mais fortes, já que disputou unicamente o Campeonato Brasileiro. Antes, no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, os adversários eram teoricamente mais fáceis.