O Vasco enfrenta o Santos hoje, às 16h, em São Januário, precisando recuperar-se no Campeonato Brasileiro. Esse será o centésimo jogo entre as equipes. No geral, o Vasco leva pequena vantagem, com duas vitórias a mais. Já em Brasileiros, o Santos tem 13 vitórias, contra 10 triunfos cruzmaltinos, além de 19 empates.
Depois de amargar derrotas nas últimas três rodadas do Brasileiro, o time volta a jogar em São Januário. E a última lembrança de casa não poderia ser melhor: a goleada por 4 a 0 sobre o Grêmio, que levou o Vasco à liderança da competição na quinta rodada. Um bom retorno deve ser o de Leandro Amaral, que pode formar dupla com Martín García ou atuar no lugar dele.
Depois de aproximadamente dois meses de recuperação de uma torção no tornozelo direito, o atacante entrou nas etapas finais das derrotas para Botafogo e São Paulo, mas voltou a desfalcar o time contra o Cruzeiro, na última rodada. Recuperado de uma lombalgia. Leandro Amaral está de volta e quer espantar de voz a maré de má sorte.
\"Quando cheguei ao Vasco no ano passado, estava parado havia quatro meses, mas ficar sem jogar por causa de lesão é bem pior. Foi muito tempo apenas vendo os companheiros jogando e torcendo por eles. Agora espero voltar com segurança para deixar o azar para trás\", disse.
Utilizado por Celso Roth como arma para o segundo tempo, Leandro prefere começar jogando e continuar em campo até quando tiver condições. No entanto, ele não ficará chateado se não for titular.
\"Sinto-me melhor como titular porque entrar quando o jogo já está quente é pior, a dificuldade é maior. Mas estou aqui para ajudar e entendo a posição do treinador. Sei que é difícil escalar um jogador na minha situação, que vem de muito tempo parado\", reconheceu.
Mas, se Leandro volta a ter condições, Roth não contará com os suspensos Dudar e Júlio Santos, além de Fábio Braz, Morais, Renato, Marcelinho e Romário, entregues ao departamento médico.
Darío Conca é outra opção para o ataque
Apesar de atrapalhar a seqüência do time no Brasileiro, a onda de desfalques em São Januário tem um beneficiado: Darío Conca. Além de agradar ao treinador, o argentino não pode reclamar da sorte em seu retorno ao time titular. Além da saída de Abedi para o futebol israelense, Morais, com problemas no púbis, Renato, com incômodo na coxa direita, e Marcelinho, com dores também na coxa direita, desfalcam o time. Com isso, a presença de Conca entre os titulares não fica ameaçada.
Depois de chegar ao Vasco, no fim do ano passado, como o principal reforço para esta temporada, o argentino começou a perder espaço com Renato Gaúcho e chegou a ficar de fora da relação de Celso Roth em algumas partidas.
Criticado pelo atual técnico, Conca mudou seu estilo de jogo, passando a ajudar na marcação. Assim foi reconquistando seu espaço e voltou ao time titular contra o Cruzeiro. Mesmo sem atuação brilhante, Conca deve voltar ao time titular hoje.
Para enfrentar o Santos, a dupla de criação vascaína terá, além do argentino, o jovem Rafael, revelado nas categorias de base do clube. Ele entrou bem no último jogo e substituirá o lesionado Marcelinho.