O volante Eduardo Costa dificilmente terá condições de atuar pelo Vasco contra o Grêmio, no próximo domingo às 16h (de Brasília) no Estádio Olímpico de Porto Alegre (RS), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador, que ainda sente fortes dores no joelho esquerdo, não participou do treino tático comandado na manhã desta quarta-feira em São Januário, e o departamento médico considera pouco provável seu aproveitamento diante dos gremistas.
Eduardo Costa, que se destacou na conquista da Copa do Brasil, já não tinha participado do empate por 1 a 1 com o Figueirense no sábado passado, e vem sendo mantido no departamento médico sem participar das atividades com o restante do elenco. Como existe o risco de se agravar a lesão, a tendência é que ele sequer viaje com a delegação para a capital gaúcha.
Diante deste quadro, o técnico Ricardo Gomes aproveitou o trabalho tático desta manhã de quarta-feira para começar a esboçar a formação que vai enfrentar o Grêmio. Jumar se credencia mais uma vez como o substituto natural de Eduardo Costa, embora em parte do treino Gomes optou pela entrada de Fellipe Bastos e também de Allan no setor, com Fagner ganhando nova oportunidade na lateral direita. Porém isso só aconteceu quando Rômulo deixou o treino um pouco mais cedo, porém sem nenhum problema grave.
Dessa maneira, a tendência é que o Cruzmaltino entre em campo no próximo domingo com a seguinte escalação: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Jumar, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.
Quem também esteve presente ao treino desta quarta-feira foi o meia Juninho Pernambucano, embora ele não tenha participado da atividade tática, ficou na lateral do campo trabalhando na companhia dos fisiologistas Rodney e Daniel Gonçalves. Antes ele fez exames que apontam quando estará em condições de trabalhar com bola.
Mais uma vez a ausência ficou por conta do atacante Leandro, que já não tinha participado do treino de terça-feira, na praia, e, com uma forte gripe, seguiu no departamento médico nesta manhã de quarta-feira. O jogador, porém, tem possibilidades de ser relacionado para o duelo no Rio Grande do Sul, dependendo de sua evolução ao longo da semana.
Nesta quinta-feira o elenco volta a treinar, mais uma vez na parte da manhã, quando será definida a escalação que enfrentará o Grêmio. Na sexta-feira está marcada uma nova atividade tática à tarde, enquanto que no sábado a delegação embarca para Porto Alegre, local do jogo de domingo.