Futebol

Libertad diz que o Vasco é um clube "amigo"

A delegação do Libertad-PAR desembarcou no final da tarde desta terça-feira no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Adversário do Vasco na próxima quarta-feira, às 22h, em São Januário, pela Copa Libertadores, o time pisou o solo carioca exibindo semblantes de tranquilidade apesar de toda a polêmica que envolve a partida.

Carlos Guggiari, vice-presidente do clube, esclareceu que o episódio racista contra os zagueiros Dedé e Renato Silva, semana passada, em Assunção, não foi reportado pelos dirigentes do Vasco na capital paraguaia. O cartola afirmou não temer qualquer tipo de retaliação cruzmaltina durante a estadia no Rio de Janeiro.

\"É difícil dizer o que pode acontecer com a torcida. Não podemos controlar. Somos contra qualquer tipo de violência. O Vasco esteve em nosso estádio e não recebemos qualquer reclamação em relação aos possíveis protestos racistas. Não ficamos sabendo de nada. Tomamos conhecimento apenas quando a imprensa brasileira publicou algumas matérias sobre o assunto. Não tememos qualquer hostilidade. O Vasco é um clube amigo e irmão no futebol\", afirmou o dirigente.

Guggiari também minimizou o fato de o Libertad não realizar um treinamento no Rio de Janeiro, já que o Vasco não foi autorizado a fazer o reconhecimento do gramado do estádio Nicolás Leoz na primeira partida. Segundo o dirigente, o campo teve um problema e os técnicos orientaram que os cariocas só poderiam trabalhar calçando tênis, o que não foi aceito na ocasião.

Jorge Burruchaga, técnico do Libertad, falou sobre o tema envolvendo o racismo, porém, se concentrou em questões do jogo decisivo, no qual espera uma marcação intensa durante os 90 minutos.

\"Não temos como distinguir em um estádio cheio se quatro ou cinco torcedores proferem insultos racistas. É impossível. Tratamos como uma situação superada e esperamos fazer um grande jogo. Não creio que será algo sofrido, com manifestaçãoes, nada disso. Acredito em um jogo intenso. O Vasco é fisicamente muito forte. Devemos ter uma partida de muita marcação pela frente\", encerrou.

A delegação paraguaia permanece concentrada em um hotel de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. A saída para o estádio será com a escolta da Polícia Militar algumas horas antes do confronto decisivo.

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150