Futebol

Liminar garante clássicos na Colina

O Vasco venceu o primeiro round na luta com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para disputar os clássicos estaduais, em que tiver o mando de campo, em São Januário. A entidade divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro, com todos os clássicos cariocas sendo disputados no Maracanã. Mas o clube cruzmaltino conseguiu uma liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que permite jogar os clássicos contra Botafogo, Flamengo e Fluminense em seu estádio. Procurada pelo Jornal dos Sports, a CBF informou, através de sua assessoria de imprensa, que não tem conhecimento da decisão do tribunal.
De acordo com o vice presidente jurídico do Vasco, Paulo Reis, a liminar concedida pelo STJD fez justiça ao clube. O dirigente comparou o Estádio de São Januário com os de alguns clubes paulistas. \" O STJD nos concedeu essa liminar e isso representa um grande vitória para o Vasco. Nosso estádio é maior e muito melhor que o do Santos e o do Palmeiras, e esses clubes não encontram nenhum problema para jogar clássicos em seus estádios\", lembrou.

No Campeonato Brasileiro do ano passado, o Vasco disputou os clássicos estaduais em que possuía o mando de campo, em São Januário. Foram quatro partidas, já que a disputada contra o Botafogo foi anulada por ter sido apitada por Edílson Pereira de Carvalho, árbitro que confessou ter manipulado resultados da competição, e em nenhuma delas foram registrados incidentes graves. Exceto no jogo contra o Flamengo, em que torcedores do arqui-rival depredaram banheiros e outras instalações do tradicional estádio vascaíno.

O Vasco tem bons motivos para a exigência, já que no ano passado venceu os três rivais jogando em seu estádio. Contra o Botafogo, a derrota por 1 a 0 foi anulada e depois o Vasco conseguiu a vitória pelo mesmo placar. Contra o Flamengo, venceu por 2 a 1, e contra o Fluminense, por 2 a 0.

Paulo Reis acredita que a CBF não deva cassar a liminar, já que isso provaria que a entidade está, realmente, disposta a atrapalhar O Vasco. \"A CBF pode recorrer, mas não acredito que ela vá se inssurgir contra a decisão do Tribunal Desportivo. Isso daria a entender que a intenção da entidade era desde o início a prejudicar o Vasco. O presidente do STJD entendeu que os jogos em São Januário são possíveis\", afirmou.

Fonte: Jornal dos Sports
  • Sábado, 08/03/2025 às 17h45
    Vasco Vasco 1
    Flamengo Flamengo 2
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 30/03/2025
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 06/04/2025
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 13/04/2025
    Vasco Vasco
    Sport Sport
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Classificação fornecida por Sofascore
Artilheiro
Pablo Vegetti 7
Jogos
Vitórias 6 (40,00%)
Empates 5 (33,33%)
Derrotas 4 (26,67%)
Total 15
Gols
Marcados 20 (62,50%)
Sofrido 12 (37,50%)
Total 32
Saldo 8
Cartões
Amarelos 34 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 34