Quando há 362 dias - quase um ano - o Vasco entrou em campo para enfrentar o Flamengo na final do Campeonato Carioca, sabia que teria um ano difícil pela frente: eleições no clube e disputa da Série B do Brasileirão. Um título sobre o maior rival após 26 anos seria como uma alavanca para os bons desempenhos no restante da temporada. O cenário não foi favorável: naquele 13 de abril, o Cruz-Maltino perdeu o troféu de campeão com um gol sofrido aos 45 do segundo tempo. Para consternar a cabeça dos vascaínos, foi com um gol irregular de Márcio Araújo no último minuto da partida.
Luan dividia a zaga titular com Rodrigo naquele time comandando por Adilson Batista. Apesar da experiência traumática, mesmo tendo apenas 21 anos, ele não é um novato no Clássico dos Milhões. O trabalho na base cruz-maltina o fez entrar em campo diversas vezes contra o arquirrival.O defensor garante que, quando ficou sabendo que enfrentaria o Flamengo na semifinal deste domingo, não lembrou da decisão de 2014.
- Não passou nada pela minha cabeça. Quando soube que seria contra o Flamengo, só estava feliz por termos confirmado a classificação. Nós dá confiança e tranquilidade para continuar trabalhando. Não estou engasgado. Agora é outro jogo, e os dois têm chances de vencer.
Se ano passado a polêmica sobre arbitragem voltava-se contra o Flamengo - pelo gol de Douglas em que a bola entrou na primeira fase da competição e pelo gol de Márcio Araújo, que estava impedido - esta temporada é o Vasco quem lida com os comentários acerca do apito. A relação próxima de Eurico Miranda com o presidente da Ferj, Rubens Lopes, e os pênaltis marcados a favor do Cruz-Maltino andam agitando os bastidores.
Em 2014, Douglas e Rodrigo postaram reclamações em suas redes sociais após a final. O zagueiro, em especial, guarda péssimas lembranças: no lance do gol de Márcio Araújo, ele estava fora de campo e acabou sendo acusado por torcedores como um dos culpados. O defensor, que não atuará neste domingo por causa de uma lesão na coxa, chegou a dizer que a final contra o Flamengo prejudicou todo o restante da temporada - o Vasco fez uma campanha de muitas oscilações na Série B e irritou bastante a torcida.
Além de Luan e Rodrigo, Martín Silva, Guiñazu, Bernardo e Thalles ainda estão na equipe. Os outros que entraram em campo aquele dia seguiram seus caminhos.
Saiba onde está cada um:
André Rocha - está no Botafogo-SP.
Diego Renan - voltou para o Cruzeiro após empréstimo.
Douglas - atua no Grêmio.
Fellipe Bastos - também no Grêmio, ao lado do ex-camisa 10.
Pedro Ken - está no Coritiba por empréstimo do Cruzeiro.
William Barbio - está na Chapecoense, emprestado pelo Vasco.
Reginaldo - está sem clube.
Aranda - está no Olimpia do Paraguai.