A conquista da Libertadores em 1998 é a conquista esportiva mais importante do Vasco junto com o Sul-americano de 1948 do Expresso da Vitória. Ainda mais, foi no ano do nosso centenário! +
Há vinte e dois anos assisti a esse jogo com amigos e familiares pela TV em casa, depois ter ido a São Januário vibrar com a vitória de 2 x 0 no primeiro jogo da final.
O clima para o segundo jogo da final, no Equador, era de confiança. Afinal, a parada mais dura havia sido vencida na semifinal com a eliminação do River Plate em jogo dramático em pleno Monumental.
Apesar dessa confiança, ficou aquele ansioso frio na barriga do torcedor que sempre receia o pior. No final, o Vasco reafirmou a sua superioridade com uma segunda vitória, agora fora de casa.
O time foi recebido por uma carreata só chegar no Rio de Janeiro, e fez um "atalho" passando bem em frente à sede do Flamengo na Lagoa, a caminho de São Januário. Me lembro que um dirigente do Flamengo comentou: "só assim eles aprendem o caminho para a Zona Sul".
O preconceito do comentário só aumentou minha alegria com a conquista! #vasco