Assim que se apresentou ao Vasco, Vanderlei Luxemburgo criou um estímulo para um time que se encontrava na zona de rebaixamento: um 'torneio imaginário' de 12 rodadas, somente com as equipes que lutam contra a queda à Série B. Segundo o técnico, o objetivo era terminar na liderança ou segunda colocação, pois assim se manterá na elite da Campeonato Brasileiro. E até o momento, mesmo com a derrota para o Coritiba no último sábado (16), a missão está sendo cumprida.
Se considerarem ainda na disputa o Red Bull Bragantino, adversário de hoje (20), o Vasco é 'vice' com os mesmos quatro pontos que o Coxa. Porém, descartando os paulistas dada suas chances remotas de descenso, o Cruz-Maltino se torna líder nesta 'competição' que se iniciou há três rodadas.
Além do clube de São Januário, do Coritiba e do Red Bull Bragantino, estão neste "torneio" Botafogo, Goiás, Bahia, Sport, Fortaleza e Atlético-GO. Vasco e Bahia são os clubes como um jogo a menos e ainda possuem nove duelos pela frente no Brasileiro.
"Acredito que temos uma sequência muito importante, temos nove finais. Temos que pensar hoje no Bragantino, um time muito forte e duro. Estamos analisando o time deles com o professor [Luxemburgo]. Temos que acreditar no trabalho, e a equipe tem muito mais confiança. Que possamos fazer o melhor e conquistar três pontos fora de casa para conseguirmos a permanência", declarou o volante Léo Gil em entrevista coletiva promovida pela Vasco TV.
Vasco tem desfalques
O técnico Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com o lateral esquerdo Henrique e o volante Bruno Gomes, ambos suspensos. A tendência é a de que o treinador escale em seus lugares Neto Borges e Andrey, respectivamente.
De volta ao time na última rodada após um mês parado resolvendo questões contratuais até chegar a sua renovação, Benítez ainda é uma incógnita em relação à sua titularidade. Depois da derrota para o Coxa, Luxa disse que o argentino ainda não estava apto a atuar durante os 90 minutos.
A tabela atual do "torneio imaginário" de Luxa
1º - Red Bull Bragantino - 7 pontos
2º - Vasco - 4 pontos
3º - Coritiba - 4 pontos
4º - Goiás - 3 pontos
5º - Sport - 3 pontos
6º - Atlético-GO - 2 pontos
7º - Bahia - 1 ponto
8º - Fortaleza - 1 ponto
9º - Botafogo - 0 pontos
*A ordem segue os critérios de desempate estabelecidos
FICHA TÉCNICA:
RED BULL BRAGANTINO x VASCO
Competição: Campeonato Brasileiro, 31ª rodada
Local: Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)
Hora: 21h30
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Edimar; Raul, Eric Ramires e Claudinho; Artur, Helinho (Cuello) e Ytalo. Técnico: Mauricio Barbieri
VASCO: Fernando Miguel, Léo Matos, Werley, Leandro Castan e Neto Borges; Andrey, Léo Gil e Juninho; Benítez (Vinícius), Talles Magno e Germán Cano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo