Na noite de quinta-feira, poucos minutos antes de seu drama ser noticiado pelo globoesporte.com, o jogador Bernardo telefonou para a mãe, Joelma Fontes Vieira de Souza, que mora em São Paulo com o marido, o ex-jogador de futebol Hélio Doido. Temendo o vazamento da notícia, tentou tranquilizar a família. Sua versão, porém, foi diferente da oficial, narrada pela polícia. À mãe, Bernardo disse que não houve sequestro ou espancamento. Apenas uma espécie de acerto de contas. Os traficantes queriam esclarecer se ele tinha mesmo envolvimento com Dayane Rodrigues, mulher do chefe do tráfico no Complexo da Maré. Em entrevista ao blog Extracampo, Joelma desabafa e garante: Bernardo está bem e vai superar o drama. Isso não vai ser obstáculo para ele voltar a jogar futebol, afirma.
Como está o Bernardo?
Estão dando muita ênfase a uma coisa que ainda precisa ser esclarecida. Não houve sequestro. E Bernardo não está machucado.
O que aconteceu, então?
Os fatos têm que ser esclarecidos ainda. Foi, com certeza, um mal-entendido. Com certeza, uma fofoca. Ele é generoso e devem ter se aproveitado disso. Acredito que caiu numa armadilha. Estamos dando todo apoio a ele.
Mas, qual foi a origem do fato que a senhora considera uma fofoca?
No domingo, numa feijoada (no Complexo da Maré). Ele recebeu um telefonema do Charles (jogador do Palmeiras), dizendo que estava com saudade. Como não se viam há muito tempo, o Bernardo foi até lá. Foi lá para dar um abraço no Charles.
E não houve o sequestro?
O que o Bernardo me disse é que quiseram esclarecer com ele a situação com essa garota que é o pivô da confusão (Dayane Rodrigues). Ele esclareceu tudo, saiu de lá e foi embora. Era um mal-entendido.
Mas, o Bernardo foi agredido?
Não posso falar
Há coisas que não posso falar. Mas posso dizer pra você que ele está bem. De lá, depois de tudo esclarecido, ele foi para a Zona Sul encontrar uns amigos. Tem também o aspecto psicológico, sabe? Bernardo precisa se distrair
Vai fazer uma cirurgia
Onde Bernardo está?
Não posso dizer. Vão encontrá-lo
Vão ficar ligando
E a namorada do Bernardo, Monique Braga? O que ela pensa dessa situação?
Ela está dando muito apoio a ele também. No próprio domingo, eles conversaram o tempo todo por mensagens de celular.
E o Wellington Silva, do Fluminense? De que forma ele entrou na história?
Como amigo do Bernardo, também. Estava junto. Bem, acredito que seja isso
Essa versão que a senhora está me dando é a do Bernardo? Quando a senhora soube disso?
Ele me ligou ontem à noite, minutos antes de o caso ir para a Internet. E isso me deixa intrigada. Se isso tudo tivesse acontecido, você acha que eu não seria avisada?
A senhora não acha que o Bernardo está mentindo para poupar a família? Essa versão não é a da polícia. Se a senhora apenas falou com ele por telefone, como pode ter certeza de que não está machucado?
Eu acredito que não seja mentira. Conversei com uma pessoa próxima a ele que me disse que está bem e não há vestígio de ferimentos.
O que o Bernardo falou pra senhora na quinta-feira, antes de se despedir no telefone?
Ele falou: Mãe, não se preocupe. Juro por Deus que não aconteceu nada. Estou tranquilo. Estou bem. Quero que vocês confiem em mim. Ele falou isso minutos antes de o caso ser divulgado pela imprensa. E desligou.
Como está a família?
Isso está afetando toda a família. Tenho uma sobrinha que está passando mal. Ela não está assimilando as coisas direito. Está havendo um certo exagero da mídia. Ou, pelo menos, de parte da mídia. Não quero ofender você
Isso está denegrindo a imagem do Bernardo. E o telefone aqui de casa não para.
Depois de toda essa confusão, a senhora acha que o Bernardo ainda terá cabeça para continuar jogando futebol?
Com certeza. Isso não vai ser obstáculo para ele voltar. No dia 1º, ele faz a cirurgia. E tudo vai voltar a ser como antes.