Com pouco mais de 50 dias de trabalho, Celso Roth conseguiu mudar as características do Vasco. Para o presidente Eurico Miranda, o time está \"com espírito de vencedor\". Para os jogadores, mais \"guerreiro\". De qualquer forma, é possível ver nos treinamentos e nos jogos que o time realmente está diferente.
A defesa é o setor mais valorizado pelo treinador. E também o que consome mais tempo nos treinos. Sem medo do rótulo de retranqueiro, Celso Roth explica a opção.
- O perfil vencedor do futebol mundial é ter um time compacto, marcador. A Itália, campeão mundial chamou a atenção não por jogar bonito, mas por ser marcador. A França passou pelo Brasil porque foi muito mais guerreiro, muito mais compacto. Hoje em dia o futebol é assim. Lógico que gosto da qualidade técnica. Gostaria ter os melhores comigo. Mas não é possível.
O trabalho sério de Roth vem dando resultado. O time tem um aproveitamento melhor do que na época de Renato Gaúcho. E também sofre menos gols. O elenco já se acostumou com a ideologia do novo comandante.
- No time do Renato a gente trabalhava mais o lado ofensivo, mais o ataque. Neste estilo de jogo do Celso Roth a enfase é mais na defesa, na marcação. É a maneira dele trabalhar até por ser da escola gaúcha - disse Amaral.
Média de gols do time cai com a chegada de Celso Roth
O Vasco é o time que mais fez faltas nas primeiras quatro rodadas do Brasileirão: 118. Mas não é um time desleal. Amaral, autor de 17 faltas e terceiro na lista dos jogadores mais faltosos, explica como sua função mudou em campo.
- Com o Renato sempre marcava os meias adversários, fazia uma marcação individual. Já o Celso Roth gosta mais de marcação por setor.
Roth admite que o Vasco ainda está longe de ficar \"com a sua cara\". Na lista de pontos que o time precisa melhorar, um merece atenção especial do treinador.
- O Vasco tem que trabalhar mais a posse de bola. Está perdendo muito rápido a bola no ataque - disse o comandante vascaíno, que quer diminuir também o número de passes errados do time.
No último jogo contra o Fluminense, o Vasco teve dificuldades para armar jogadas de ataque. Um problema na \"Era Celso Roth\". A média de gols do time caiu consideravelmente. Por isso, o treinador faz uma mudança na equipe para a partida contra o Grêmio. Thiago Maciel vai para o banco.
- O Wágner Diniz me dá uma opção mais interessante de ataque.