Nada como contar histórias de superação, o caminho de meninos e meninas que estão vencendo no esporte, que lutam diariamente por um espaço no cenário esportivo no Brasil. O quadro Vida de Boleiro pretende cumprir a missão de revelar algumas dessas histórias e, nesse primeiro capítulo, vamos falar sobre Malco Fragoso, de 19 anos, que atua nos juniores do Vasco.
Como quase toda criança, Malco tinha o sonho de se tornar jogador de futebol. Nascido em Cachoeira de Macacu (RJ), já mostrava seu talento desde os 11 anos de idade, vestindo a camisa do Rio Branco, clube do interior do Rio de Janeiro, que revelou Didi, criador do famoso chute folha seca.
O garoto foi descoberto em um jogo do Campeonato Carioca na categoria pré-mirim, quando o Rio Branco enfrentou o Vasco. Na ocasião, o Gigante da Colina não perdoou e venceu por 8 a 0, mas, mesmo com o massacre, o olheiro vascaíno Zeíca, já falecido, percebeu o potencial do volante, que logo foi levado para treinar em São Januário, ainda com 12 anos hoje ele é uma das promessas da base cruz-maltina.
Mas nem tudo é fácil para Malco no início de seu caminho no mundo da bola. O atleta contava com o apoio dos pais, José Candido e Ana Paula, sempre presentes, inclusive nas viagens do jovem nas categorias inferiores, mas a grande distância que percorria diariamente para treinar era um obstáculo difícil de superar, em virtude da distância de sua casa até o CT, em Itaboraí, onde treina até hoje.
Era muito difícil, o CT era muito longe, eu levava até marmita para comer no ônibus contou Malco, em tom de brincadeira. Hoje, ele mora próximo a São Januário, de onde parte diariamente um ônibus do clube levando os atletas ao CT.
Sonho com o profissional
Malco vive a expectativa de, em breve, poder integrar o elenco profissional do Vasco e dar um novo passo em sua carreira. Em 2012, a jovem promessa teve a oportunidade de disputar a Copa São Paulo de Futebol Junior, marcando, inclusive, um gol.
O jovem jogador já vem se ambientando ao ritmo dos profissionais (Foto: Divulgação)
Essas competições, como a Copa São Paulo, o Brasileiro sub-20 e a Taça BH, são muito importantes para ganhar visibilidade, até porque são transmitidas pela televisão, a gente pode mostrar nosso futebol afirmou Malco.
Hoje atuando como volante, ele conta que sua vontade era jogar no ataque, mas brinca dizendo que faltou um pouquinho de habilidade, então foi recuando. Hoje, admira e se inspira no futebol do espanhol Sergio Busquets, volante do Barcelona (ESP). E, sobre o contato com os profissionais, Malco conta que é muito importante para eles (meninos da base).
Eles passam bastantes dicas, nos ensinam bastante coisa, mas zoam muito também disse.
Com a cabeça no lugar, Malco pensa em se tornar um grande jogador e ser um exemplo no mundo do futebol. Ajudar sua família e poder dar um conforto maior a eles também é um os pensamentos do jovem atleta, que espera um dia brilhar com a camisa do Vasco da Gama.