No palco em que Romário vai tentar marcar hoje seu milésimo gol, parte da memória do histórico tento de Pelé desapareceu do Maracanã.
A placa em homenagem ao gol mil de Pelé não está mais no vestiário do estádio, onde foi descerrada pelo ex-atleta logo após o lendário jogo de 19 de novembro de 1969.
\"Vocês sabem como custou chegar a isto\", disse Pelé, emocionado, no festivo vestiário do Santos naquela noite, após descortinar a chapa.
O desaparecimento da histórica placa é uma incógnita até para os administradores do estádio. Anteontem, a assessoria de imprensa da Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), órgão do governo do RJ que administra o Maracanã, informou que a chapa \"não está no local há anos\" e que não sabia do paradeiro.
Presidente da Suderj de 1999 até 2006, o deputado estadual Francisco de Carvalho (PMDB) confirmou o sumiço. \"\"Quando cheguei ao Maracanã, a placa já não estava lá. Até agora desconheço o paradeiro dela. Uns dizem que foi doada aos familiares do Pelé, mas nunca consegui confirmar.\"
O deputado disse que tentou \"\"corrigir o erro\" ao colocar uma nova placa no estádio em homenagem ao feito de Pelé. A chapa é a maior do hall dos elevadores, uma das áreas mais nobres do Maracanã. \"Fizemos a placa para manter vivo aquele momento.\"
Na chapa descerrada por Pelé em 16 de janeiro de 2000, os administradores do estádio gravaram: \"\"Nos 50 anos do Maracanã, a homenagem a uma das maiores emoções vividas por este estádio\".
Assessores do Rei afirmaram que a placa não integra o acervo de Pelé. Todas as peças pertencem à Pelé Empreendimentos, uma das empresas do ex-atleta. Eles criticaram a desorganização do estádio. Procurado pela reportagem, Pelé não foi encontrado para comentar o sumiço da placa.
Apesar do fiasco histórico com Pelé, a Suderj pretende homenagear Romário hoje, caso ele marque o milésimo gol. Mas não divulgou como.
O vascaíno, cuja escalação está confirmada, precisa fazer dois gols hoje, no jogo das 18h10 contra o Flamengo, para chegar à marca histórica. A CBF anunciou que vai homenageá-lo com uma placa.
Apesar de tudo, o Maracanã não deve lotar. Até anteontem, as filas de torcedores nas bilheterias do estádio eram pequenas. O Vasco soma seis pontos na Taça Rio. O Flamengo tem três pontos.