O Vasco defende hoje, às 18h10m, em São Januário, uma campanha de 100% de aproveitamento em casa, contra o Figueirense. Em seu estádio, o time não perdeu no Campeonato Brasileiro e está invicto há 18 jogos. Além disso, uma marca inédita poderá ser alcançada: o gol dez mil da História do clube. Segundo o historiador Gustavo Cortes, o Vasco marcou 9.997 vezes desde 1916. Apenas Flamengo, Santos e Palmeiras alcançaram a marca.
Nas duas últimas partidas, contra o Goiás (4 x 1) e Atlético-MG (4 x 0), o Vasco goleou. Por isso, as chances da marca ser alcançada é grande. Para o jovem atacante Alan Kardec, de 19 anos, seria uma oportunidade de entrar para a História do clube. Com três gols nos últimos três jogos, todos de cabeça, o companheiro de Leandro Amaral no ataque vai tentar marcar. Só que, desta vez, com os pés.
Seria uma grande honra para mim fazer parte dessa história. Mas não seria tão importante se o Vasco perdesse a partida, por exemplo. Vou tentar fazer com os pés, mas, se não der, eu uso a cabeça afirmou Alan.
Mas, apesar do histórico recente de goleadas, Alan Kardec ressalta que nem sempre é possível fazer três gols em uma partida.
Mesmo jogando em São Januário, onde praticamente fui criado, é difícil disse ele, ressaltando que não adianta abrir o placar para escrever o seu nome na história do futebol. Tem que ser o dez mil, caso contrário, não adianta.
Gustavo Cortes tem todos os gols registrados. Ele assegura que o primeiro saiu em um jogo da Terceira Divisão, na estréia do futebol do Vasco, que até então era um clube dedicado ao remo.
O primeiro gol saiu numa goleada... que o Vasco sofreu. O placar foi de 10 a 1 para o Paladino, no ano de 1916.
O Vasco precisou de 5.015 jogos para chegar perto da marca dos dez mil. A média é de dois gols por jogo.