A redenção não poderia vir na melhor hora. Criticado pela falha contra o Flamengo na Taça Guanabara, Martín Silva mostrou nos dois últimos domingos porque é um goleiro de Copa do Mundo. Já havia se destacado na primeira semifinal. Mas foi na segunda que ele deixou o campo como um dos heróis da classificação vascaína. Entre as grandes defesas no Maracanã, um milagre. E a certeza do dever cumprido ao poder dizer a expressão ''fechei o gol''.
A poça que deu o primeiro gol ao Flamengo na vitória rubro-negra por 2 a 1 na fase de classificação deixou o uruguaio irritado. Mas nada que o abalasse Martin na hora de decisão. Em 180 minutos na semifinal, o goleiro vascaíno não teve a sua meta vazada. E não faltaram tentativas. No jogo do último domingo foram duas grandes defesas. A primeira delas um milagre de puro reflexo em finalização de Alecsandro. Foi um lance tão bonito que até mesmo o sempre contido Martín vibrou. No segundo tempo, a bola colocação lhe ajudou a bloquear o chute de primeira de Gabriel. Mas qual foi mais difícil? O camisa 1 vascaíno responde.
- Acho que a do primeiro tempo... Ali foi mais reflexo do que qualquer outra coisa. Era uma bola muito difícil. Fico contente de fazer a minha parte e fechar o gol. Mas a classificação é o resultado do sacrifício e do trabalho de todos. Hoje falam de mim porque o Vasco ganhou. Paulo Victor foi muito bem no primeiro jogo também. O mais importante é passar dois jogos de uma decisão sem sofrer gols. Claro que eles tiveram chances, mas não fomos pressionados em momento algum - lembrou.
Em seu segundo ano de Vasco, Martin vai para a segunda decisão de Campeonato Carioca. Nos braços da torcida, ele agora espera conquistar o título que escapou em 2014.
- No ano passado ficamos a dois minutos do título e perdemos com um gol irregular. O Vasco era merecedor daquele título, mas agora temos uma nova decisão pela frente. Polêmica em clássicos como esse sempre vai ter. Mas quem decidiu o jogo foram os jogadores.
Depois da classificação, o elenco do Vasco ganhou folga nesta segunda-feira. A reapresentação será terça, em São Januário. O Campeonato Carioca começa a ser decidido no próximo domingo, às 16h, no Maracanã.