Quem é Martín Andrés Silva Leites? No terceiro ano de clube, muito da personalidade do goleiro já transpareceu. Ele participa de brincadeiras, mas não muito, porque gosta de ter respaldo para ser sério e cobrar dos companheiros quando preciso. Ainda não se sente confiante quanto ao seu português, e se expressa melhor em campo, onde tem a tradicional raça uruguaia. É contido, mas nem sempre consegue esconder a emoção. Na quarta-feira, depois da grande atuação contra o Flamengo, sorriu. O sorriso de quem é reverenciado pelo Vasco.
O reconhecimento veio na forma do voo fretado para jogar o clássico. O esforço da diretoria chegou de um lado e a retribuição saiu do outro, com grandes defesas. Quando teve o contrato estendido, no mês passado, com aumento de salário, constatou como é bom se sentir especial.
Em São Januário, essa sensação tem sido recorrente. Com poucos meses de clube, em 2014, teve de se afastar dos treinos por causa dos problemas de saúde da filha. Viajou para Montevidéu, voltou e foi o destaque no clássico contra o Fluminense. A pequena Pillar, recém-nascida, teve o nome gritado pela torcida e o uruguaio ficou com o coração balançado no Maracanã.
Aos 33 anos, tem no Vasco apenas o terceiro clube da carreira. Revelado pelo Defensor do Uruguai, passou três anos no Olímpia, do Paraguai. Insatisfeito com os salários atrasados, saiu no fim de 2013, mas poderia ter vindo para o Rio antes, em junho, quando foi oferecido. Sem dinheiro, o Vasco não conseguiu fazer negócio - e se arrependeu. Com três goleiros em péssima fase, foi rebaixado para a Série B, muito por causa disso.
- Quando recebi a proposta do Vasco, não pensei duas vezes. Um clube grande assim está acima de um resultado esportivo de um ano - destacou Martín Silva em entrevista ao site do clube.
Confira outras atuações inesquecíveis do goleiro pelo Vasco:
Vasco 1 x 1 Icasa - Série B de 2014
Na penúltima rodada, o uruguaio defendeu chute à queima-roupa de Júnior e garantiu o empate, que valeu o retorno à Primeira Divisão.
Vasco 1 x 0 Flamengo - Estadual de 2015
Na semifinal, o goleiro fez grande defesa na finalização de Alecsandro e ajudou o time a chegar à decisão contra o Botafogo.
Vasco 1 x 0 Santos - Brasileiro de 2015
Na luta para não ser rebaixado no Brasileiro do ano passado, Martín operou milagre ao defender cabeçada de Nilson em São Januário.