A três rodadas do fim do Brasileiro, o cenário para as equipes cariocas não é nada animador. Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, as chances de o campeonato acabar sem nenhum time do Rio de Janeiro rebaixado são de apenas 7%. Em contrapartida, a possibilidade de pelo menos um cair chega a 93%.
Ainda de acordo com o matemático, Vasco, Fluminense e Flamengo têm, nessa ordem, 88%, 22% e 1% de riscos de queda.
Tais números deixam evidente que o maior ameaçado é o clube de São Januário. Após o empate em 0 a 0 com o Corinthians, neste domingo, o Cruzmaltino chegou aos 38 pontos contra 42 do Bahia, que é o primeiro fora da zona da degola. Ou seja, mesmo vencendo o Cruzeiro, na próxima rodada, o time de Adílson Batista não sairá da atual situação.
Para se livrar sem depender de outros resultados ou de critérios de desempate, o Vasco teria que chegar a 46 ou 47 pontos, portanto, teria que triunfar nos três compromissos restantes. Sendo assim, uma vitória sobre a Raposa, campeã com antecedência, se torna vital.
- Acredito que o Cruzeiro esteja de ressaca pelo título. Jogador de futebol cansa, eles estão nesse movimento do Bom Senso. Então não estão com tanta motivação. Por isso é que o Vasco tem que decidir a vida nesse jogo. Se não vencer, o Vasco fica igual à Ponte Preta: não vai estar rebaixado, mas vai acabar caindo - disse.