A derrota por 4 a 1 para o Flamengo causou sérios danos ao Vasco, mas há pelo menos um ponto positivo a se tirar. Apesar do resultado, Mateus Carvalho entrou bem e ganhou pontos com a comissão técnica e com torcedores.
Antes do clássico, Mateus Carvalho tinha jogado apenas pouco mais de 20 minutos na derrota contra o Fortaleza. Ele praticamente não vinha sendo aproveitado em uma posição carente do Vasco. Após o clássico, foi testado ao longo da semana no time principal por Maurício Barbieri e tem boas chances de ser uma das novidades para a partida contra o Inter, neste domingo, no Beira-Rio.
Mateus foi uma das contratações mais criticadas da era SAF. Reserva no Náutico, boa parte da torcida não entendeu o acerto do jogador de 21 anos. Ele era, no entanto, um jogador monitorado há algum tempo pelo departamento de scout do clube. Ao entrar no segundo tempo do clássico, foi um dos poucos jogadores sóbrios do Vasco e fez boas jogadas. Alguns lances, inclusive, viralizaram nas redes sociais.
Um belo lançamento para Lucas Piton cabecear com perigo e um chapéu em Ayrton Lucas ganharam destaque na internet e foram um pequeno alento para os vascaínos decepcionados com a atuação do time contra o Flamengo. Além disso, o volante distribuiu bons passes na etapa final.
Contra o Flamengo, em 45 minutos, Mateus deu 19 passes, 17 deles certos. O volante também fez dois desarmes, sofreu uma falta e cometeu outra.
Mateus chegou ao Vasco após o campeonato estadual emprestado pelo Náutico até abril de 2024. O clube carioca pagou R$ 300 mil pelo empréstimo. A opção de compra é de R$ 2,5 milhões