Joia maior da base vascaína, o meio-campo Matheus Índio vem sendo titular da Seleção Brasileira sub-17 no Campeonato Sul-Americano da categoria, que vem sendo realizado na Argentina. O atleta cruzmaltino é o camisa 10 do time comandado pelo técnico Alexandre Gallo, mas vem sendo escalado numa posição que jamais atuou durante sua trajetória em São Januário.
Para justificar a utilização de Índio na função de segundo volante, o treinador brasileiro afirmou em recente entrevista ao Blog \"Prata da Casa\", do site Terra (veja), que o jovem de 17 anos possui características para atuar nessa posição e fazer o papel que é muito bem executado pelo alemão Bastian Schweinsteiger no Bayer de Munique.
A mudança de posição, porém, não fez Índio cair de rendimento e tampouco o desagradou. Apesar não aparecer muito para o público como os companheiros que jogam mais a frente, o vascaíno gostou da nova função e vem tendo um bom desempenho no Sul-Americano jogando nela. A prova disso é que vem sendo considerado pela comissão técnica uma das peças mais importantes da atual Seleção sub-17.
Júlio Palmieri, estudante de pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e que tem um projeto para produção de jovens futebolistas, está na Argentina acompanhado a trajetória dos garotos brasileiros na citada competição. Em rápida conversa com o Blog, ele analisou a participação da promessa cruzmaltina no torneio:
- Ele está jogando de volante e está muito bem. Ele faz a saída de bola, vira o jogo... É o cara que faz a equipe jogar, rodar e virar a bola. O passe dele é diferenciado. Para mim tem sido um dos melhores da equipe, mesmo nessa nova função. Ele atua ao lado do Gustavo, mas sai bastante para o jogo. Não está tendo tanto destaque, pois não fez gol ainda, mas está jogando muito bem - afirmou Júlio.
Ao ser perguntado se o vascaíno Danilo, meio-campo cortado da delegação por conta de uma lesão, seria titular da Seleção, Júlio afirmou o seguinte:
- É difícil dizer. Talvez se o Danilo estivesse à disposição o Índio não estaria jogando de volante, mas de meia central. Com isso, o Gallo teria que tirar do time o Boschila ou o Robert, que estão muito bem. Acredito que isso não seria viável. O que ele poderia fazer também era jogar com o Índio e o Danilo de volante, mas isso o obrigaria a tirar o Gustavo, que também está muito bem - disse o pesquisador.
Jogos da Seleção Brasileira no Sul-Americano até agora:
03/04- Brasil 1 x 0 Chile- Matheus Índio foi titular
05/04- Brasil 1 x 1 Uruguai- Matheus Índio foi titular
09/04- Brasil 3 x 1 Bolívia- Matheus Índio foi titular
11/04- Brasil 2 x 0 Peru- Matheus Índio foi poupado
14/04- Brasil 1 x 0 Uruguai- Matheus Índio foi titular
Com informações do programa \"Só dá Base/Só dá Vasco\"
Por Carlos Gregório Junior
Veja a reportagem no local de origem e confira mais matérias exclusivas sobre o Vasco.