O Vasco apresentou oficialmente Maurício Souza como novo técnico do Vasco da Gama. O contrato com o treinador vai até dezembro deste ano. Com ele, chega ao clube o auxiliar técnico João Eduardo.
Maurício, que tem passagens nas categorias de base do futsal do Vasco, revelou ser torcer pela equipe e que sua chegada ao clube é a realização de um sonho de infância.
- Depois joguei futsal no Vasco na equipe adulta. Algum tempo depois, como treinador, comandei a equipe sub-15 de futsal do Vasco. Quando você ver a possibilidade de viver esse ambiente profissional no seu clube de infância... É um sonho que perigo há muito tempo e nunca desisti. É diferente você trabalhar no clube onde você cresceu torcendo, indo ao Maracanã, é diferente. Estou me contendo aqui, mas estou muito feliz nesse momento - contou.
Esta será a primeira oportunidade de Maurício como o técnico efetivo de um time profissional. O treinador admite que será pressionado pela experiência, mas se considera preparado para função.
- Tento tratar com naturalidade porque fui isso que busquei o tempo todo. É o maior desafio da minha carreira. Me preparei para isso. É sem dúvida um desafio muito grade. Sei da pressão que vou encontrar. Estou bem tranquilo, aceito o desafio de forma calma. O tempo todo busquei esse momento na minha vida. Tenho que tratar com naturalidade, entender as possíveis rejeições e buscar os resultados - afirmou.
A contratação foi uma aposta de Carlos Brazil e Eduardo Húngaro, gerente e coordenador do Vasco, respectivamente. Mas que não foi consenso internamente devido à falta de experiência no comando de equipes profissionais. Coube aos dois dirigentes a tarefa de convencer a cúpula vascaína.
Maurício Souza tem 48 anos e comandou o time profissional do Flamengo interinamente em algumas oportunidades e foi auxiliar de Maurício Barbieri no Rubro-Negro em 2018. No entanto, o técnico tem uma trajetória de vitórias na base. Conquistou, como treinador, a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Brasileirão sub-20, entre outros títulos também pelo Flamengo. Seu último emprego foi como auxiliar do Athletico-PR, entre fevereiro e maio deste ano.
A trajetória no maior rival do Vasco, pelo menos no primeiro momento, causa desconfiança em alguns vascaínos quanto ao novo treinador. Maurício revelou ter recebido mensagens de torcedores que não gostaram de sua contratação. Ele afirma ver a situação com naturalidade.
- É paixão, temos que saber lidar com isso. Sei e trato com naturalidade. Um dos meus objetivos aqui no Vasco é, no final, se eu puder, dar um abraço em cada um que mostrou algum tipo de rejeição. Tenho certeza que a vontade deles não é maior do que a minha. Pode ser igual, mas não é maior.
Maurício já comanda o primeiro treino neste terça-feira, em preparação para o jogo contra o Londrina, fora de casa, no próximo sábado.