O Vasco precisava de outra postura para tentar rever a derrota para o Flamengo por 2 a 0 no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca e até que teve, mas perdeu outra vez pelo mesmo placar. Na tarde deste domingo, no Maracanã, time entrou em campo diferente, apertando a marcação no campo adversário e criando chances de gols. Porém, voltou a pecar nas finalizações e foi punido com a perda do título.
Sabendo da necessidade da vitória por 2 ou mais gols, Alberto Valentim deixou o esquema com três volantes, utilizado na partida contra o Santos, pela Copa do Brasil, e colocou uma equipe mais ofensiva contra o Flamengo. Lucas Santos ficou responsável pela armação das jogadas para Yago Pikachu, Yan Sasse e Marrony.
Aclamado pela torcida que sempre pedia uma oportunidade para ele, Lucas Santos até que tentou armar, mas não teve sucesso e foi facilmente desarmado em alguns lances. Mesmo assim, o time se comportou bem no primeiro tempo e teve a primeira chance do jogo Com Marrony, que chutou por cima do gol.
O objetivo do Vasco de não levar gols terminou aos 15 minutos, quando Willian Arão subiu entre os zagueiros vascaínos e, de cabeça, abriu o placar no Maracanã. A tarefa que já estava difícil, piorou. O Vasco precisaria de três para levar, pelo menos, a decisão para os pênaltis.
Maxi López entra bem na etapa final
O Vasco voltou para o segundo tempo com Máxi López na vaga de Lucas Santos. Assim, Marrony acabou recuando para deixar o argentino como referência e ele foi bem. Atuou de pivô em algumas oportunidades e finalizou com perigo duas vezes, sendo que uma delas obrigou o goleiro flamenguista a fazer uma grande defesa no reflexo.
Por falar em finalizações, esse foi o grande problema do Vasco na tarde deste domingo. Já no primeiro tempo, a equipe havia perdido duas boas chances para empatar. No fim, acabou fazendo muita falta.
Bruno César e Ribamar ainda entraram no jogo para tentar algo a mais. Porém, a defesa do Flamengo não deixou que o Vasco chegasse. A última grande chance aconteceu em uma cobrança de falta de Danilo Barcelos, que mandou no travessão. Como teve abrir espaços, o time ainda levou o segundo gol em um contra-ataque.
A perda do título fez com que o técnico Alberto Valentim fosse demitido ainda no vestiário. Fato é que o Vasco precisa de reinventar nesse mês de abril, pois ainda tem a o segundo jogo contra o Santos, pela quarta fase da Copa do Brasil, e o início do Campeonato Brasileiro.