🔎 MAXIME DOMINGUEZ É UMA REPOSIÇÃO PARA PAULINHO PAULA?
Nessa thread, vou discutir algumas similaridades e diferenças que percebi dentre o Paulinho e o nosso novo atleta e discutir como o suíço pode se encaixar na nossa equipe.
Segue o fio!
Aqui, temos uma comparação entre os 2 feita através de um gráfico de radar.
Em azul, temos Paulinho. Em vermelho, Maxime. Quão maior for a barra, melhor que uma maior porcentagem de meio-campistas da própria liga cada jogador foi na métrica analisada.
Vou explicar mais nos próximos posts! 👇
INDICADORES DE POSSE:
Analisando as métricas de toques no terço médio e final, fica claro como Maxime é um jogador que gosta de ter a posse mais perto da área adversária.
Paulinho, por outro lado, influencia mais o jogo ao fazer o time a chegar ao terço final com passes/conduções.
Em 🇵🇹, Maxime jogou muito como um interior pela direita num 4-1-4-1, onde Paulinho também jogou pelo Vasco em 2023.
Mas o suíço busca mais movimentos de ruptura para receber a bola perto da área e influenciar mais no terço ofensivo. Assim, muitas vezes ocupa uma zona inicial mais avançada.
Isso pode ter sido por orientação tática ou por característica do jogador. Mas, de todo modo, ele se mostra muito taticamente flexível para ajudar o time. Acredito que também jogaria como um volante de mais toques na bola e ajuda na progressão ao terço final como Paulinho caso fosse instruído assim
MÉTRICAS OFENSIVAS
Maxime é, de modo geral, um jogador mais ofensivo. Possui mais passes-chave, mais finalizações, mais assistências e gols esperados que Paulinho. Isso o qualifica para também atuar como um meia/ponta.
Paulinho vai melhor em métricas de progressão.
O suíço tem mais característica de arriscar passes difíceis e de fazer infiltrações na área para finalizar.
Paulinho é um jogador mais controlado, que não arrisca tanto nesse sentido. Não costuma ser o jogador do último passe.
Essa é uma diferença clara entre os dois, na minha visão.
MÉTRICAS DEFENSIVAS
Aqui é onde há uma semelhança entre os dois atletas: ambos pressionam muito o portador da bola adversário, com bastante intensidade e aplicação tática.
Vejo Paulinho como mais agressivo para efetuar o desarme em si, mas ambos são jogadores intensos sem bola.
Isso fica bem perceptível também pelo gráfico. Estão em rankings muito similares nas métricas de desarmes + interceptações e recuperações de bola.
Paulinho, entretanto, é superior nos duelos pelo chão, sendo mais dificilmente driblado do que o Maxime.
OUTROS INDICADORES DO SUIÇO:
Já falei sobre, mas acho importante destacar a capacidade dele de atacar espaços. Possui uma boa explosão e intenção de surpreender adversários em infiltrações pelos intervalos, algo que o Vasco não possui atualmente em seus meio-campistas.
Esse é um movimento que pode ajudar jogadores como Payet e Jean, que possuem esse passe, a aproveitarem mais dos seus recursos por terem um companheiro com essa infiltração mais constante.
Além disso, o suíço possui uma capacidade interessante de mapeamento de espaço para jogar a poucos toques.
CONCLUSÃO
Maxime se mostra um atleta bastante flexível. Suas valências o qualificam para atuar como um 8 ou um meia/ponta. O Vasco deve se utilizar bem disso e da sua entrega tática.
É um jogador de intensidade sem bola similar à do Paulinho, mas com características diferentes na posse.
Atuando ao lado de Hugo Moura, o time deve perder um pouco na capacidade de desarmar, mas acredito que ainda consegue se defender pelo suíço ser capaz de pressionar e encurtar o espaço rapidamente.
Com bola, a equipe provavelmente ficaria mais organizada e com melhor chegada ao 1/3 final.
Como meia/ponta, vai ser um jogador de buscar receber a bola já em áreas mais avançadas e provavelmente de muita infiltração nas costas da última linha. Também de finalizações de fora da área.
Mas não me pareceu ser de muitos dribles e arraste com a bola.
No geral, é uma boa contratação do Vasco.
Agora há outro meia mais equilibrado no time, capaz de atacar no 1/3 final e defender.
Deve ajudar bastante pela sua versatilidade e capacidade de atuar em diferentes funções no campo, além da sua entrega tática.