O boletim médico de Ricardo Gomes desta sexta-feira será divulgado pelos médicos do Hospital Pasteur às 10h30 (de Brasília). Os profissionais que estão acompanhando o tratamento do treinador do Vasco explicarão o quadro clínico do paciente em entrevista coletiva.
Gomes está internado no local desde o último dia 28, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico durante o clássico contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. Operado naquela noite, o técnico apresentou desde então uma evolução positiva.
(Curta o Facebook do SuperVasco e receba todas as notícias do Vascão)
De acordo com o último boletim, divulgado na quinta, a equipe médica, formada por Fabio Guimarães Miranda, clínico-intensivista, José Antônio Guasti, neurocirurgião, além de Ricardo Periard, diretor geral do Hospital Pasteu, avaliaria a possibilidade de retirar a respiração artificial do treinador.
Nesta semana, Ricardo Gomes também teve um grande progresso no nível de consciência, permanecendo um maior número de períodos acordado sem fazer uso de sedativos.
Entenda o caso
O acidente vascular cerebral (AVC), ou acidente vascular encefálico (AVE), chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida da função neurológica, decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos cerebrais. Trata-se de uma doença de início súbito na qual o paciente pode apresentar paralisação ou dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulação das palavras e déficit visual súbito de uma parte do campo visual. Pode ainda evoluir com coma e outros sinais.