Desde a chegada de Celso Roth, nove coletivos já foram realizados visando à estréia do Vasco no Campeonato Brasileiro, dia 13 de maio, contra o América-RN, no Estádio Machadão, em Natal. Com tempo de sobra, em razão das eliminações no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, o treinador tem feito muitas experiências, mas, a cada treino, deixa claro que o setor de meio-de-campo está praticamente escalado. Sua base vem sendo formada pelos cabeças-de-área Roberto Lopes e Amaral e pelos apoiadores Renato e Morais.
- É cedo para tentar antecipar qual será a escalação do Vasco para a estréia no Campeonato Brasileiro, mas não é prematuro dizer que o meio-de-campo é o setor mais definido da equipe - disse Roth.
Independentemente do esquema tático escolhido, pois o 4-4-2, o 4-5-1 e o 3-6-1 já foram usados nos coletivos, o quarteto do meio-campo sempre treinou entre os titulares, uma prova de que há poucas dúvidas neste setor.
No entanto, no coletivo realizado ontem, Celso Roth observou o cabeça-de-área Júnior na vaga que vinha sendo ocupada pelo apoiador Abedi. Amaral passou a desempenhar a função de terceiro zagueiro, mas a tendência é de que o Vasco inicie o Brasileiro no tradicional 4-4-2.
Se no meio-de-campo a armação esta bem encaminhada, o mesmo não se pode garantir na defesa, a começar pelo gol. Silvio Luiz foi contratado para ser o camisa 1, mas ainda aprimora a parte física. Desta maneira, Cássio e Roberto têm participado dos coletivos.
Na zaga, Celso Roth não escalou apenas Breno, ex-Náutico, entre os titulares. Absolutos sob o comando de Renato Gaúcho, Fábio Braz e Dudar treinaram ontem na equipe reserva, enquanto Diego, de 19 anos, recém-promovido dos juniores, ganhou a sua oportunidade. Ele formou a zaga ao lado de Jorge Luiz e agradou ao novo comandante.
Mudanças
Gol: Cássio passou maior tempo na equipe titular, mas o reserva Roberto já teve algumas chances. Mesmo caso de Silvio Luiz, recém-contratado e que já jogou na equipe titular.
Zaga: É o setor com mais mudanças. Dudar, Fábio Braz, Júlio Santos, Jorge Luiz e até o ex-júnior Diego já estiveram no time principal de Celso Roth. Apenas o zagueiro Breno, contratado junto ao Náutico, ainda não teve chances na equipe titular vascaína.
Ataque: Como Romário passou muito tempo fora e treina agora à parte e Leandro Amaral ainda se recupera de lesão no tornozelo, Celso Roth teve de lançar Anselmo e André Dias no ataque vascaíno. De acordo com o esquema, um entra na equipe, enquanto que o outro é reserva.