Representantes do movimento Bom Senso FC saíram desanimados da audiência pública de que participaram nesta terça-feira à tarde, em Brasília.
O grupo foi apresentado ao Proforte, projeto do deputado Vicente Cândido (PT-SP) para ajudar os clubes a pagarem suas dívidas tributárias e fiscais, em troca de formação de atletas olímpicas.
- Na nossa avaliação também devem estar incluídas as dívidas trabalistas - disse ao blog o advogado João Henrique Chiminazzo, que acompanhou o jogador Paulo André na vista a Brasília.
- Do jeito que está posto o projeto, estanca-se a dívida de um lado, mas deixa aberto o outro. E também seria bom se houvesse alguma obrigação de que os clubes não contraiam mais dúvidas. Se não, o clube entra no Proforte num dia e no outro começa a fazer novas dívidas.
Além do Proforte, há um outro projeto em discussão sobre o mesmo assunto - que conta com o apoio do Ministério do Esporte e de uma comissão de clubes montada pela CBF para tratar do tema. Esse outro projeto prevê o pagamento total das dívidas, num prazo de 20 anos, e com punição esportiva (perda de pontos) para quem sonegar impostos e atrasar salários.