Na expectativa de ser votada dentro de algumas semanas, a venda da SAF volta à pauta da política do Vasco. Na noite desta quinta-feira, em reunião no Conselho Deliberativo, conselheiros e beneméritos terão acesso a algumas informações da proposta apresentada pela 777 Partners.
Será mais um passo para a conclusão da negociação com o grupo americano, mas também um termômetro do que está por vir. Antes da Assembleia Geral com os sócios, prevista para o fim de julho, haverá uma votação no Conselho Deliberativo sobre o assunto. A convocação, no entanto, só ocorrerá após o parecer da Comissão Especial que analisa o contrato.
Em março, na reunião que debateu as mudanças estatutárias para que houvesse a possibilidade de constituição de uma SAF, a aprovação se deu com muita folga: 166 votos a favor e 3 contra.
O encontro desta quinta é uma tentativa de aproximar conselheiros e 777 Partners. Representantes do grupo americano farão uma apresentação com detalhes da proposta para que os membros do Conselho avancem no conhecimento das informações, já que a transparência do processo é hoje o principal questionamento não só da oposição, mas também de alguns aliados.
Como o acordo tem cláusulas confidenciais, o cuidado de colocar representantes da 777 para falar é justamente para que o clube não corra o risco de informar o que não é permitido contratualmente. A diretoria administrativa e pessoas alinhadas à situação esperam que a reunião sirva para tirar dúvidas e atenuar críticas.
A expectativa é de que não haja perguntas e respostas. Após a apresentação, os diretores da 777 se despedem para que Carlos Fonseca, presidente do Conselho Deliberativo, abra espaço para o debate. Os membros da Comissão Especial estarão presentes na reunião para tomar nota dos principais pontos discutidos e incluir no parecer.
O ge informou na semana passada que os conselheiros não terão acesso ao contrato na íntegra. Além das informações que serão passadas na reunião desta quinta, o clube nos próximos dias deve abastecer o público em geral com novos detalhes sobre o acordo.
Além dos membros da Comissão Especial do Conselho Deliberativo e do Conselho de Beneméritos, os únicos que tiveram acesso à íntegra da proposta vinculante foram os presidentes dos poderes do Vasco: Carlos Fonseca (Conselho Deliberativo), Antonio Peralta (Conselho de Beneméritos), Otto de Carvalho (Assembleia Geral) e Bruno Iglesias (vice-presidente da Assembleia Geral). A apresentação para eles aconteceu numa reunião na sede da KPMG, no Centro do Rio, na última sexta.