O Flamengo havia ganho a Taça Guanabara e o Vasco a Taça Rio. Agora as equipes iriam decidir o terceiro turno do Carioca de 1988, disputado por mais dois clubes além dos dois: Fluminense e Americano. Com três pontos cada, o clássico, além de definir o campeão da fase daria ao vencedor vantagem de um ponto para as finais do campeonato. Por isso as duas equipes entraram em campo, no dia 12 de junho, considerando o jogo parte das finais do torneio. E o time de São Januário, assim como no resto do campeonato, foi superior e venceu por 3 a 1.
A partida, entretanto, começou disputada. Logo aos sete minutos do primeiro tempo, Renato Gaúcho cruzou na cabeça de Bebeto, mas Acácio salvou. O troco vascaíno viria três minutos depois. O lateral Cocada recebeu de Bismark na ponta esquerda e cruzou na medida para Vivinho, que de cabeça abriu o placar.
A partir do gol, o Vasco passou a mandar no jogo e aos 21 minutos, Sorato, com um chute forte cruzado, ampliou. Os cruzmaltinos foram para o intervalo vencendo por 2 a 0. Na volta, o Rubro-Negro foi para o tudo ou nada, mas ainda aos cinco minutos tomaria, de Sorato, o terceiro gol. O gol foi uma ducha de água fria no entusiasmo rubro-negro. Mesmo assim, o Flamengo ainda diminuiria com Andrade, mas já era tarde. O Vasco iria para as finais com um ponto de vantagem sobre o maior rival, o que poderia ser um trunfo decisivo.